O Juventude foi o primeiro time a confirmar classificação à segunda fase do Gauchão Feminino. Com 100% de aproveitamento, o Alviverde está na liderança da competição desde a rodada de abertura e, agora, almeja fechar a etapa inicial com perfeição. O último desafio é neste domingo (17), às 15h, contra o Guarany-Ba. O duelo ocorre no Campo da Fras-le, em Caxias do Sul.
— É como o professor (Luciano, técnico) falou, vamos disputar assim como os outros jogos, de igual para igual. A proposta é ir para cima, mantendo a nossa postura — enfatiza a atacante Jaqueline, que vem atuando na lateral esquerda do Juventude.
Além dos 100% de aproveitamento, o time da Serra também chega à sétima rodada com o melhor ataque (33 gols marcados) e a melhor defesa (três sofridos). A campanha dá confiança para a sequência do campeonato.
— O time estar com 100%, e sendo destaque, é muito importante. Agora, vamos ver o que vai acontecer na segunda fase. No ano passado, eu não estava aqui, mas o Juventude empatou com o Inter, fazendo uma boa partida. Neste ano, com mais opções no elenco, a expectativa é fazer jogos bem parelhos com elas (Grêmio e Inter) — almeja.
Se confirmar a liderança desta primeira fase — precisa apenas empatar, para isso —, o Juventude estreará contra o quarto colocado na etapa seguinte. Os possíveis adversários, portanto, são: Cruzeiro, Brasil-Far, Elite ou Futebol com Vida. A partida está prevista para 20 de setembro, em Caxias do Sul, ainda com horário indefinido.
Os primeiros passos
Com apenas 19 anos, Jaque já acumula passagens pelo futebol catarinense e carioca. O início foi similar ao de muitas outras gurias: junto dos meninos.
— Eu comecei com 14 anos, jogava com os guris. Era só eu de menina no meio deles. E, um dia, um professor me viu jogando, na escolinha em Sapiranga, e tudo começou. Fui para Parobé, num projeto que tinha lá. E, depois, me transferi para Criciúma, fiquei por duas temporadas lá. Saí para jogar no Joinville, aí disputei o Catarinense, fui bem e recebi uma proposta do Vasco. Depois de lá, vim para o Juventude — resume a jogadora.
Atacante de origem, Jaque chegou ao Juventude em julho deste ano, após defender o Vasco. Ao todo, acumula quatro partidas pela equipe alviverde, todas atuando na lateral esquerda.