A técnica da Pia Sundhage citou um jogo do Inter ao falar sobre a evolução do futebol feminino no Brasil nos últimos quatro anos. Nesta terça-feira (1º), na entrevista coletiva oficial pré-jogo contra a Jamaica, a treinadora exaltou o crescimento da modalidade e relembrou o primeiro jogo que assistiu in loco no país: o empate por 1 a 1 entre as Gurias Coloradas e o Flamengo, pela Série A-1 do Brasileirão 2019. O jogo em questão foi disputado na sede do Sesc, na zona norte de Porto Alegre.
Curiosamente, a outra partida utilizada como parâmetro por Pia para fazer a comparação e medir os avanços do futebol feminino no Brasil também envolveu o Inter: a final do Brasileirão 2022, quando o Corinthians superou as Gurias Coloradas e conquistou o título.
— Tenho agora uma experiência de quatro anos na Seleção. Já fizemos várias mudanças, e é só o começo. Não falo nem só sobre a Seleção, mas do futebol brasileiro como um todo. Lembro do primeiro jogo que eu assisti, do Internacional, há quatro anos, e comparando com o ultimo que vi, o título do Corinthians, vejo que muitas coisas mudaram, como a atitude e as multidões presentes nos estádio — disse, na entrevista oficial pré-jogo contra a Jamaica.
Na ocasião, o Inter contava com atletas que viriam a ser chamadas pela treinadora, como a zagueira Bruna Benitez e a lateral Fabi Simões. O Colorado atuou com: Yasmin; Leidi, Bruna Benites, Sorriso e Ari; Thessa, Shasha, Nana (Mylena) e Mariana Pires; Fabi Simões (Carol) e Moretti (Luana Spindler).
Ao lado de Pia na coletiva desta terça, a craque Marta também comentou os avanços do futebol feminino dos últimos anos.
— Eu comparo a minha primeira Copa (2003) e as outras que joguei (2007, 2011, 2015 e 2019) e sempre destaco o quanto o futebol feminino vem evoluindo no mundo inteiro. Vemos hoje grandes seleções com uma história rica tendo dificuldades com seleções que antes eram consideradas adversárias fáceis. Isso é o legal do esporte, abrilhanta cada vez mais o futebol feminino. Espero que daqui pra frente só venha a crescer ainda mais — afirmou a Rainha.
O Brasil enfrenta a Jamaica na quarta (2), às 7h (horário de Brasília), precisando vencer para avançar às oitavas de final.
Durante a Copa do Mundo Feminina, GZH tem edições especiais do "Expresso da Copa" para repercutir a competição que ocorre na Austrália e na Nova Zelândia. O programa é realizado de segunda a sexta-feira, das 11h às 11h30min, no Youtube de GZH e no Gaúcha 2.