A técnica Pia Sundhage garantiu que a Seleção Brasileira deu ênfase à correção dos erros de bolas paradas que tanto prejudicaram a equipe na derrota para a França. Afinal, o jogo aéreo também é um dos pontos fortes da Jamaica, adversária da decisão desta quarta (2), em Melbourne. Para a partida, que definirá o futuro do Brasil na Copa do Mundo, a treinadora preferiu preferiu fazer mistério na escalação, especialmente sobre a utilização de Marta, cotada para ser titular pela primeira vez no Mundial.
— A Marta e toda a sua experiência são muito importantes para a Seleção, mas amanhã a gente vai ver quem começa o jogo. A partida vai ser muito importante, pois é agora ou nunca. Mas temos uma grande chance de apresentar um bom futebol para ganhar e avançar às oitavas de final — limitou-se a dizer Pia.
A treinadora foi questionada ainda sobre a estratégia para neutralizar a atacante Bunny Shaw, destaque da Jamaica e do Manchester City e especialista em bola aérea, fundamento que foi o ponto fraco do Brasil na derrota para a França. Segundo a comandante, a equipe já fez de tudo para aprender com os erros da partida de Brisbane.
— No geral, faz parte do jogo cometer erros se você aprender com eles. Nós conversamos sobre aquela situação (bola aérea) e como podemos melhorar. Mas foi óbvio o que ocorreu. Eventualmente acontece e tomamos gol. A Jamaica tem a mesma qualidade na bola parada, mas sabemos o que temos que fazer para não tomar gols assim. Além da bola aérea, as jogadoras da Jamaica são muito rápidas. Isso é outra coisa que temos que considerar na preparação — declarou.
Se Marta iniciar o jogo, a maior tendência é de que Pia adote um esquema ofensivo, com Adriana deixando a equipe e o ataque sendo formado pela camisa 10 e mais Debinha e Geyse. Outra possibilidade seria Marta entrar no ataque no lugar de Geyse e ao lado de Debinha, com Adriana permanecendo na equipe.
O provável time do Brasil tem: Lelê; Antônia, Rafaelle, Lauren e Tamires; Luana, Ary Borges e Kerolin; Marta (Adriana), Geyse e Debinha, O jogo contra a Jamaica na quarta (2) será às 7h (horáro de Brasília). A Seleção precisa vencer para avançar às oitavas de final.
Durante a Copa do Mundo Feminina, GZH tem edições especiais do "Expresso da Copa" para repercutir a competição que ocorre na Austrália e na Nova Zelândia. O programa é realizado de segunda a sexta-feira, das 11h às 11h30min, no Youtube de GZH e no Gaúcha 2.