O calendário do futebol feminino gaúcho ganhou um acréscimo para a temporada de 2023. No início deste ano, a Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciou a criação da tradicional Copa São Paulo no naipe.
Até então, as únicas informações já divulgadas se referem à data da competição, prevista para dezembro, e o número de participantes: 16. Os clubes envolvidos ainda não foram divulgados. Por conta disso, a reportagem de GZH contatou Grêmio, Inter e Juventude, que disputaram o Brasileirão sub-20, a respeito do interesse em disputar campeonato.
Grêmio
As Gurias Gremistas foram convidadas pela FPF, mas ainda estão analisando internamente a possibilidade de participação. Na categoria sub-20, o clube também disputará a Ladies Cup, que ocorre em outubro, no interior de São Paulo.
Inter
As Gurias Coloradas, atuais bicampeãs do Brasileirão Feminino sub-20, também foram convidadas para a edição inaugural, mas declinaram. De acordo com o Inter: "o orçamento do departamento para este ano foi aprovado em 2022 e o clube optou por não participar da edição deste ano a fim de se programar para as próximas".
Juventude
Entre os gaúchos, o único que não recebeu convite formal foi o Juventude. O clube alviverde, no entanto, analisa a possibilidade de enviar à FPF uma solicitação para participar, assim como Fortaleza e Ceará fizeram. A expectativa do clube é definir a situação ainda nesta semana.
Na categoria masculina
No início deste ano, foi realizada a 53ª edição da Copinha São Paulo no naipe masculino. Entre os 128 clubes participantes, quatro eram do RS: Grêmio, São José, Inter e Juventude. Destes, apenas o Zeca não tem equipe feminina.
O clube colorado, eliminado nas oitavas pelo Ituano, fez melhor campanha. O Tricolor parou na terceira fase, para o Athletico-PR. Enquanto São José e Juventude nem conquistaram a classificação.