A Fifa abriu, nesta quinta (24), um processo disciplinar contra Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol, em razão do beijo na jogadora da seleção da Espanha Jenni Hermoso na final da Copa do Mundo Feminina.
Em um comunicado, a Federação disse que "o Comitê Disciplinar da Fifa informou hoje a Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol, que está abrindo um processo disciplinar contra ele com base nos eventos ocorridos durante a final da Copa do Mundo Feminina". De acordo com a nota, Rubiales violou o artigo 13 do Código Disciplinar da Fifa, que trata do comportamento de dirigentes e jogadores.
O gesto gerou repercussão negativa, e o Ministro da Espanha fez fortes críticas a Rubiales. Na segunda (21), o dirigente pediu desculpas pelo ocorrido, em vídeo, ele diz que, por representar uma Federação, precisa ter mais cuidado com seus atos.
Ele também está sendo investigado pelo Conselho Superior de Esportes da Espanha. A Liga Profissional Feminina de Futebol da Espanha exigiu a demissão de Rubiales.