A África do Sul venceu a Itália por 3 a 2, pela terceira rodada do Grupo G da Copa do Mundo Feminina. Foi a primeira vitória da seleção sul-africana na história do torneio, que tinha contado com a participação delas apenas na edição de 2019 e na atual.
A partida foi emocionante até os últimos momentos. O gol da vitória foi marcado por Kgatlana aos 47 do segundo tempo. Depois disso, nos 11 minutos de acréscimos, a Itália ainda teve a chance de empatar, com Giacinti fazendo jogada individual dentro da área, mas a finalização passou ao lado da trave.
Com o triunfo africano sobre as italianas, o Grupo G ficou definido com Suécia em primeiro e África do Sul em segundo.
Nas oitavas as europeias vão enfrentar os Estados Unidos, enquanto as sul-africanas encaram a Holanda.
A África do Sul é a segunda seleção do continente africano a confirmar vaga para as oitavas. Antes dela, a Nigéria também carimbou seu passaporte para seguir na Austrália e na Nova Zelândia.
Suécia soberana na liderança
Na outra partida da chave, a Suécia confirmou o 100% de aproveitamento derrotando a Argentina por 2 a 0. Os gols foram marcados por Blomqvist e Rubensson. As castelhanas ficaram em último lugar, sem ter vencido nenhum jogo.
Durante a Copa do Mundo Feminina, GZH tem edições especiais do "Expresso da Copa" para repercutir a competição que ocorre na Austrália e na Nova Zelândia. O programa é realizado de segunda a sexta-feira, das 11h às 11h30min, no Youtube de GZH e no Gaúcha 2.