A Copa do Mundo Feminina 2023, que está sendo disputada na Austrália e na Nova Zelândia, teve seu terceiro dia neste sábado (22). Três partidas ocorreram entre a madrugada e a manhã de sábado nos dois países da Oceania.
Todos os jogos foram pela 1ª rodada da primeira fase da competição. No Grupo C, o Japão venceu a Zâmbia por 5 a 0 em Hamilton, na Nova Zelândia. Depois, pelo D, dois confrontos na Austrália: a Inglaterra fez 1 a 0 no Haiti em Brisbane e a Dinamarca aplicou o mesmo placar na China em Perth.
Japão 5x0 Zâmbia - Grupo C
Campeão mundial em 2011, o Japão teve facilidades para bater a Zâmbia. Em Hamilton, na Nova Zelândia, as asiáticas aplicaram a maior goleada da edição até agora. Com o resultado, o time do técnico Ikeda lidera o Grupo C com os mesmos três pontos da Espanha, mas com saldo de gols maior.
No primeiro tempo, o Japão abriu o placar com Miyazawa. Na segunda etapa, Mina Tanaka ampliou, Miyazawa marcou o seu segundo na partida e Endo e Ueki fecharam o resultado. O último gol foi de pênalti, cometido pela goleira Musonda, expulsa pelo segundo amarelo.
Inglaterra 1x0 Haiti - Grupo D
Em Brisbane, na Austrália, Inglaterra e Haiti fizeram um jogo disputado. Com o resultado, o time inglês lidera o seu grupo empatado com a Dinamarca, que venceu pelo mesmo placar.
As atuais campeãs europeias só conseguiram a vitória em gol de pênalti marcado por Georgia Stanway, ainda no primeiro tempo. A cobrança teve que ser repetida, já que a goleira Kerly Théus defendeu, mas se adiantou.
Dinamarca 1x0 China - Grupo D
Também pelo Grupo D, a Dinamarca conseguiu uma vitória no fim da partida e empatou com a Inglaterra na liderança. Ambas as equipes europeias venceram por 1 a 0 na primeira rodada, deixando China e Haiti para trás.
Depois de um primeiro tempo com poucas oportunidades, o segundo foi mais agitado. O gol da vitória dinamarquesa, de Amalie Vangsgaard, veio somente aos 44 minutos da segunda etapa, de cabeça.