Depois da eliminação na primeira fase do Brasileirão Feminino, as Gurias Gremistas focam as atenções para a disputa do Gauchão, que irá iniciar no final do próximo mês. Após uma sequência de atividades, o grupo terá um recesso a partir deste sábado (23) até o dia 11 de julho.
O Grêmio terminou a participação no campeonato nacional no último dia 12, quando foi derrotado pelo São Paulo, por 3 a 0, em casa. Com o resultado, ficou fora da zona de classificação aos mata-matas, terminando na nona posição, com 19 pontos. Esta foi a primeira vez, depois de três temporadas seguidas, que o clube ficou de fora das etapas eliminatórias.
O tempo de parada servirá tanto para o técnico Felipe Endres promover ajustes táticos e de condicionamento físico, como para a sequência de recuperação de algumas atletas que estão no departamento médico. Até o início de junho, o Grêmio registrou 10 casos de atletas com lesões de ruptura no joelho entre profissional e base feminina.
Da relação, a meia Manu Balbinot é quem ainda pode voltar para esta temporada pelo tempo de recuperação. Depois do procedimento cirúrgico, realizado em 16 de maio, a previsão de recuperação estava estimada entre quatro e seis semanas.
Outro nome é o de Gabizinha. A atacante se recuperou de uma lesão ligamentar e está na fase de transição para o campo. Ela poderá ser um acréscimo no elenco para o Gauchão. Nesta semana, a atleta participou normalmente das atividades.
A retomada será no Gauchão, competição que a equipe é a atual campeã. Como no ano passado, o clube irá ingressar somente na segunda na fase. Na etapa inicial, prevista para durar até o dia 10 setembro, apenas os times do Interior irão duelar pela classificação: Brasil-Far, Elite, Flamengo de São Pedro, Cruzeiro, Vidal Pro, Juventude, Guarany-Ba e Futebol com Vida.