Dez anos se passaram desde que a Copa do Mundo de 2014 tomou conta do Brasil. Com ela, a passagem do Equador pelo Passo da Branquinha, em Viamão. Mesmo sem ter jogos previstos para Porto Alegre, a seleção sul-americana fez sua preparação para o Mundial no Eco Resort Vila Ventura. Por lá, foi recebida com festa por 10 mil viamonenses e chegou a realizar um amistoso com o Cerâmica, de Gravataí.
A escolha de Viamão
Em 15 de janeiro de 2014, a prefeitura de Viamão, buscando impulsionar o turismo e a economia local, firmou um contrato com a Federação Equatoriana de Futebol para que a seleção utilizasse a cidade como base durante a Copa, oferecendo um ambiente tranquilo, ideal para a concentração dos jogadores, e campos para treinamento, além da proximidade com o Aeroporto Salgado Filho.
O evento de assinatura de contrato ocorreu no Vila Ventura, com a presença do presidente da Federação Equatoriana de Futebol, Luis Chiriboga, do técnico da seleção, Reinaldo Rueda, bem como integrantes do consulado do Equador e autoridades locais.
Segundo Chiriboga, foram visitadas várias outras sedes, como Vitória-ES, mas a escolha pelo Vila Ventura ocorreu em razão do complexo disponibilizado pelo hotel. Entre as curiosidades, quatro canais equatorianos eram disponibilizados nas TVs dos quartos. O investimento de R$ 1 milhão, conforme a prefeitura da época, foi pago por empresas privadas.
— A escolha da seleção do Equador por Viamão como seu local para treinamentos foi correspondida com muito carinho pelos gaúchos. Esta impressão ficou nítida com a bela recepção que a cidade fez para os equatorianos naquele junho de 2014. Era perceptível a felicidade no rosto de cada integrante da delegação — destaca Marcos Bertoncello, repórter da Rádio Gaúcha na ocasião.
Recepção
Os equatorianos foram recebidos com grande entusiasmo pela população de Viamão. Mais de 10 mil pessoas se reuniram na Praça da Matriz para festejar os equatorianos. Principal estrela da seleção, Antonio Valencia, do Manchester United, recebeu das mãos do prefeito Valdir Bonatto a chave da cidade, e os jogadores ainda receberam bênção de um padre.
Durante sua permanência em Viamão, a seleção do Equador realizou diversos treinos no Vila Ventura, que também foi palco de um amistoso com o Cerâmica, de Gravataí. Com gols do volante Ibarra e do atacante Rojas, a Tri venceu por 2 a 0.
— Eu cuidava no campo naquela época, como cuido até hoje. O pessoal do Equador foi muito bacana. Segundo eles, o gramado estava até acima das expectativas. Foram dias legais por aqui. Lembro bem que o Enner Valencia do Inter estava surgindo — recorda Armindo Hermann, antigo funcionário do hotel e atualmente na SAF Futebol com Vida.
Na Copa, o Equador estreou com derrota para a Suíça, depois venceu Honduras e empatou com a França. No entanto, em sua terceira participação em Mundiais, acabou eliminada na primeira fase.