A seleção de Marrocos fez história ao derrotar Portugal nas quartas da Copa do Mundo 2022, se tornando a primeira equipe africana a chegar em uma semifinal da maior competição de nações do planeta. Em Rabat, capital do país, os torcedores tomaram as ruas e fizeram uma linda festa.
Sinalizadores, faixas, gritos e orações. As comemorações marroquinas após derrotarem os portugueses, por 1 a 0, com gol de Youssef En-Nesyri aos 42 minutos da primeira etapa, foram de arrepiar qualquer amante de futebol.
O triunfo inédito da equipe de Ziyech, Hakimi e cia, marca um feito muito além da história marroquina. É a primeira vez que uma seleção africana chega entre as quatro melhores de uma Copa. Nunca antes uma equipe do continente jogaria as sete partidas do Mundial, número máximo de confrontos que podem ocorrer em uma única edição — mesmo ganhando ou perdendo, Marrocos jogará a disputa de terceiro lugar ou a final.
Em 1986, o país localizado no norte da África foi o primeiro a conquistar uma vaga na fase eliminatória da Copa do Mundo. Inclusive, naquele ano, as duas seleções que se enfrentaram neste sábado (10), também estiveram frente a frente. A vitória, por 3 a 1, foi ainda mais larga do que a de agora.
O adversário de Marrocos na quarta-feira (14), às 16h, sairá de França x Inglaterra, que fazem um duelo de gigantes no mesmo horário deste sábado. A outra semifinal já está definida: Argentina x Croácia vão medir forças na terça-feira (13).