Após vencer o Canadá, nesta quinta-feira (1º), por 2 a 1, Marrocos voltou a fazer história na a Copa do Mundo. Primeiro, garantiu uma vaga nas oitavas de final, repetindo 1986, no México. Segundo, terminou a primeira fase invicto num grupo que tinha a atual vice-campeã Croácia e o carrasco da Seleção Brasileira em 2018, a Bélgica. Foram duas vitórias e um empate. E por último, acabou líder do Grupo F. O retorno às oitavas, 36 anos, depois, é o grande feito da seleção treinada por Walid Regragui.
O triunfo marroquino no estádio Al Thumaman foi apitado pelo brasileiro Raphael Clauss. Todos os gols aconteceram no primeiro tempo: Ziyech, aos 3, e Nesyri, aos 22, para Marrocos, e Canadá descontando graças ao desvio de Aguerd contra a própria meta africana, aos 39.
O time marroquino foi a campo com Bounou, Hakimi, Aguerd, Saiss e Mazraoui; Amrabat, Ounahi e Sabiri; Ziyechi, Nesyri e Boufal, escalados pelo técnico Walid Regragui, enfrentando o Canadá de Borjan, Miller, Steven Vitória e Jonhson; Hoillet, Osorio, Kaye e Adekugbe; Buchanan, Larin e David, organizados por John Herdman.
Os africanos dependiam apenas dos próprios esforços para somar um ponto e conquistar uma histórica classificação para as oitavas de final, enquanto os canadenses, já eliminados entraram em campo com o pensamento no próximo mundial e nos jogos que receberão em seu país, em 2026.
Astro do Marrocos, Ziyech desencantou logo aos 3 minutos do primeiro tempo, depois que o goleiro errou a saída e viu a bola encobri-lo antes de morrer no fundo das redes. O Canadá tentou reagir, porém os africanos eram mais precisos e contundentes. Aos 22, Nesyri arrancou pela direita, mais rápido que os dois marcadores, e chutou cruzado, sem chance de defesa: 2 a 0.
O Canadá conseguiu descontar aos 39, com cruzamento de Adekugbe, que, desviado pela zaga marroquina contra a própria meta, enganou o goleiro Bono: 2 a 1. Com o gol sofrido pela Marrocos, o Brasil segue até aqui como única seleção sem sofrer gol na Copa.
Sensação africana, Marrocos termina a primeira fase invicto. Empatou na estreia contra a atual vice-campeã Croácia e venceu de forma convincente a Bélgica na segunda rodada. O Canadá termina a Copa sem nenhum ponto.
A segunda etapa começou com pressão canadense. Os alas incomodaram a linha defensiva marroquina municiando os atacantes com cruzamentos na direção da área. Marrocos trocou peças no meio de campo na tentativa de reagir com mais posse de bola, porém sem sucesso. A ofensiva canadense chegou a fazer um quase gol, com Hutchinson acertando uma cabeçada que encontrou o travessão e quicou na linha, uma metade dentro e outra fora da meta, aos 26 minutos.
Em uma última tentativa canadense, o goleiro Borjan foi pra área tentar a sorte em um escanteio cobrvado por Davies aos 46 minutos do segundo tempo. O cruzamento foi baixo, e sobrou até rebote para o guarda-metas, que centrou melhor do que o craque da equipe.
Assim foi a tônica de tentativas canadenses e resistência marroquina na defesa até o apito final. O encerramento do Grupo F determinou que Marrocos enfrentará o segundo colocado do Grupo E na próxima terça-feira (6), pelas oitavas de final. O outro classificado da chave foi a Croácia, em segundo.
FICHA TÉCNICA
GRUPO F – 3ª rodada - 1º/12/2022
MARROCOS (2)
Bounou, Hakimi (Jabrane), Aguerd, Saïss e Mazraoui; Amrabat, Ounahi (El Yamiq) e Sabiri (Amallah); Ziyech (Hamdallah), Boufal (Aboukhlal) e En-Nesyri. Técnico: Walid Regragui.
CANADÁ (1)
Borjan; Johnston, Steven Vitória e Miller; Adekugbe (Koné), Osorio (Laryea), Kaye (Hutchinson) e Davies; Buchanan, Hoilett (Wotherspoon) e Larin (Jonathan David). Técnico: John Herdman.
CARTÃO AMARELO: Hoilett, Osorio, Adekugbe e Steven Vitória (C)
PÚBLICO: 43.102
ARBITRAGEM
Raphael Claus (Brasil) Assistentes: Rodrigo Figueiredo (Brasil) e Danilo Simon (Brasil) VAR: Julio Bascuñán (Chile)
LOCAL: Estádio Al Thumama, em Doha