A Croácia segurou a Bélgica nesta quinta-feira (1), pela última rodada do Grupo F e garantiu passagem para as oitavas de final da Copa do Mundo. O 0 a 0 definiu a eliminação da seleção que foi algoz do Brasil em 2018.
Como Marracos venceu o Canadá no outro jogo da chave, e Croácia ficou com o segundo lugar do Grupo F e agora espera pela definição do Grupo E, de Espanha, Alemanha, Japão e Costa Rica, para saber quem será seu adversário nas oitavas.
Apontadas como favoritas do Grupo F, Croácia e Bélgica chegaram para a última rodada para um confronto direto por vaga nas oitavas de final. Cedo, Marrocos abriu o placar diante de Canadá já encaminhando uma vitória que permita a classificação de apenas um dos europeus tendo os croatas com a vantagem do empate.
Com a vitória como única garantia de vitória, o técnico Roberto Martínez mexeu no seu ataque da Bélgica mandando Mertens a campo apostando em mobilidade para iniciar a partida, pois Lukaku não estava 100% fisicamente após a lesão sofrida antes do Mundial.
O primeiro tempo do confronto disputado em Al Rayyan foi de poucas emoções. O momento de maior empolgação aconteceu aos 15 minutos quando o árbitro Anthony Taylor deu pênalti de Carrasco em Kramaric. No entanto, o VAR chamou para a revisão e inglês voltou atrás na decisão.
A Bélgica teve sua melhor chance para o gol em contra-ataque puxado por De Bruyne. O meia do Manchester City serviu Mertens, que bateu de primeira, mas pegou embaixo demais da bola e mandou por cima do gol.
VÍDEO: o melancólico fim de um algoz brasileiro
Confira a coluna
A primeira etapa terminou sem nenhuma finalização no alvo. A Bélgica chutou cinco vezes, a Croácia seis, mas todas as tentativas foram para fora, o que justificou o 0 a 0 favorável aos croatas nos primeiros 45 minutos.
A esperança de Martínez para conseguir o gol no segundo tempo veio com a entrada de Lukaku no lugar de Mertens. Logo aos 2 minutos, De Bruyne cruzou da direita buscando o Lukaku, mas Gvardiol conseguiu o corte.
A Bélgica chegou depois novamente com a dupla. Dessa vez, o cruzamento chegou para Lukaku, que cabeceou e Livakovic fez sua primeira defesa no jogo. A Croácia respondeu no lance seguinte em chute de Kovacic. Aí foi a vez de Courtois trabalhar para mandar a bola para escanteio. O goleiro belga precisou fazer uma grande defesa aos 8 em chute de Modric.
A oportunidade mais clara de gol da partida veio aos 14 e aí Lukaku perdeu um gol inacreditável. A jogada começou com De Bruyne para Carrasco, a bola sobrou e Lukaku teve a chance com o gol aberto, mas acertou a trave.
Com o tempo passando, a Bélgica precisou se expor mais em busca do gol. Martínez mexeu na equipe com as entradas de Thorgan Hazard, Doku e Tielemans. A Croácia teve Pasalic e Petkovic como novidades no setor ofensivo.
Mas foi Lukaku quem seguiu como protagonista. Vindo de lesão, o camisa 9 mostrou-se fora de ritmo e perdeu mais duas chances claras, a última aos 44 minutos, quando estava completamente sozinho e não conseguiu desviar para o gol. Com tantas chances desperdiçadas por seu principal atacante, não havia outra alternativa, a Bélgica acabou eliminada da Copa do Mundo.
FICHA TÉCNICA
GRUPO F – 3ª rodada - 1º/12/2022
Croácia
Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa; Modric, Brozovic e Kovacic (Majer, 471/2ºT); Kramaric (Petrovic, 18’/2ºT), Livaja (Pasalic, 18’/2ºT) e Perisic. Técnico: Zlatko Dalic.
Bélgica
Courtois; Meunier (Eden Hazard, 41/2ºT), Alderweireld, Vertonghen, Castagne; Dendoncker (Tielemans, 26’/2ºT), Witsel; De Bruyne, Mertens (Lukaku, INT), Carrasco (Doku, 26’/2ºT); Trossard (Thorgan Hazard, 13’/2ºT). Técnico: Roberto Martínez.
CARTÃO AMARELO: Dendoncker (B)
PÚBLICO: 43.984
ARBITRAGEM
Anthony Taylor, auxiliado por Gary Beswick e Adam Nunn (trio inglês). VAR: Marco Fritz (ALE)
LOCAL: Estadio Áhmad bin Ali, em Al Rayyan