A rodada decisiva da fase de grupos da Copa do Mundo terá mais quatro jogos nesta quinta-feira (1º). Pelo Grupo F, às 12h, Croácia e Bélgica se enfrentam no Ahmed Bin Ali, em Al Rayyan. No mesmo horário, Canadá e Marrocos jogam no Al Thumama, em Doha.
Pelo Grupo E, às 16h, Japão e Espanha duelam no Internacional Khalifa, também em Doha. No mesmo horário, Costa Rica e Alemanha se encontram no Al Bayt, em Al Khor.
Onde assistir aos jogos desta quinta-feira
- GZH acompanha os quatro jogos em tempo real;
- A Rádio Gaúcha abre a jornada 11h55min (Croácia x Bélgica e Canadá x Marrocos) e às 15h55min (Japão x Espanha e Costa Rica x Alemanha);
- Os canais RBS TV (Croácia x Bélgica e Costa Rica x Alemanha), SporTV (Croácia x Bélgica e Japão x Alemanha), SporTV 2 (Canadá x Marrocos) e SporTV 3 (Costa Rica x Alemanha) anunciam transmissões ao vivo.
Croácia x Bélgica: escalações confirmadas e como chegam
Croácia
Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa; Modric, Brozovic e Kovacic; Kramaric, Livaja e Perisic. Técnico: Zlatko Dalic
Bélgica
Courtois; Alderweireld, Dendoncker e Vertonghen; Meunier, Witsel, De Bruyne e Castagne; Carrasco, Mertens e Trossard. Técnico: Roberto Martínez
Arbitragem
Anthony Taylor, auxiliado por Gary Beswick e Adam Nunn (trio inglês). VAR: Marco Fritz (ALE)
Como chega a Croácia
Depois da goleada sobre o Canadá, os croatas precisam apenas do empate para confirmar a classificação às oitavas de final. Se perderem, dependem de uma derrota de Marrocos para os canadenses, que já estão eliminados. A expectativa é de que o técnico Zlatko Dalic mantenha Livaja como referência no ataque, ao lado de Kramaric e Perisic.
Como chega a Bélgica
Os belgas decepcionaram na última rodada, quando foram superados por Marrocos, mas seguem dependendo apenas de si para avançarem. Uma vitória é garantia de presença na próxima fase. Se empatar, a Bélgica terá de torcer para o Canadá derrotar Marrocos por quatro gols de diferença ou mais. O meio-campista Onana, suspenso, é desfalque.
Canadá x Marrocos: escalações confirmadas e como chegam
Canadá
Borjan; Johnston, Vitoria, Miller e Adekugbe; Buchanan, Kaye, Osorio e Hoilett; Davies e Larin. Técnico: John Herdman
Marrocos
Bounou; Hakimi, Aguerd, Saiss e Mazraoui; Amrabat, Ounahi e Sabiri; Ziyech, Nesyri e Boufal. Técnico: Walid Regragui
Arbitragem
Raphael Claus, auxiliado por Rodrigo Figueiredo e Danilo Simon (trio brasileiro). VAR: Julio Bascunan (CHI)
Como chega o Canadá
O retorno aos Mundiais não foi dos melhores. A eliminação veio com uma rodada de antecedência, com uma goleada sofrida para a Croácia. Hoilett deve voltar ao time titular. Desta forma, Davies, autor do único gol canadense em Copas do Mundo, atuaria mais avançado, ao lado de David.
Como chega o Marrocos
Após a surpreendente vitória diante da Bélgica, os marroquinos se classificam com um empate. Se perderem, necessitam torcer por uma vitória da Croácia sobre a Bélgica. Se os belgas vencerem ou a partida terminar em empate, a vaga será decidida nos critérios de desempate.
Japão x Espanha: prováveis escalações e como chegam
Japão
Gonda; Yamane, Itakura, Yoshida e Nagatomo; Tanaka e Morita; Doan, Kamada eKubo; Maeda. Técnico: Hajime Moriyasu
Espanha
Simon; Carvajal, P. Torres, Laporte e Alba; Koke, Rodri e Pedri; F. Torres, Morata e Olmo. Técnico: Luis Henrique
Arbitragem
Victor Gomes (AFS), auxiliado por Zakhele Siwela (AFS) e Souru Phatsoane (LES). VAR: Fernando Guerrero (MEX)
Como chega o Japão
O desafio não é dos mais fáceis, mas os japoneses confirmam a vaga nas oitavas de final em caso de vitória. Se empatarem, dependem de um empate no outro jogo da chave, entre Costa Rica e Alemanha. Tomiyasu, Sakai e Endo, com problemas físicos, são dúvidas para o técnico Hajime Moriyasu.
Como chega a Espanha
A vida dos espanhóis está mais fácil. Eles precisam apenas de um empate para se classificar. Com uma vitória, a equipe de Luis Henrique garante a primeira colocação do grupo. Busquets deve ser preservado, com Rodri jogando mais avançado e Torres entrando na defesa. Asensio pode perder a vaga para Morata.
Costa Rica x Alemanha: prováveis escalações e como chegam
Costa Rica
Navas; Fuller, Duarte, Vargas, Watson e Oviedo; Torres, Borges, Tejeda e Campbell; Contreras. Técnico: Luis Fernando Suárez
Alemanha
Neuer; Klostermann, Sule, Rudiger e Raum; Kimmich e Gundogan; Gnabry, Musiala e Sané; Fullkrug. Técnico: Hans-Dieter Flick
Arbitragem
Stéphanie Frappart (FRA), auxiliado por Neuza Back (BRA) e Karen Diaz Medina (MEX). VAR: Drew Fischer (CAN)
Como chega a Costa Rica
Depois de superar o Japão, os costa-riquenhos vão em busca da vitória para garantir uma classificação histórica. Se empatarem, a Espanha precisa derrotar o Japão. O zagueiro Calvo, suspenso, fica de fora. Vargas deve ser escolhido pelo técnico Luis Fernando Suárez.
Como chega a Alemanha
O triunfo diante da Costa Rica é obrigatório. Além disso, para conquistar a vaga nas oitavas final, a Alemanha terá de contar que o Japão não vença a Espanha. Em caso de empate entre japoneses e espanhóis, a definição dependerá do saldo de gols. Sané, que entrou no decorrer do confronto diante da Espanha, tem chance de ser escalado como titular pela primeira vez.