A disputa pelo terceiro lugar da Copa do Mundo 2022 é, por muitas vezes, um jogo menos desejado pelas equipes e torcedores das nações. Porém, no Catar, Marrocos carrega uma importância notória para o confronto: pode se tornar a primeira seleção africana a estar no pódio na história dos Mundiais.
A possibilidade dos marroquinos derrotarem os croatas gera uma expectativa acima do normal para a disputa. Além de ser a primeira equipe do continente africano na disputa, também são os pioneiros entre os árabes.
Considerada uma "zebra" na Copa, Marrocos entra para a lista de países de menor expressão que conseguiram completar sete partidas na maior competição futebolística do planeta. Áustria, Polônia, Turquia e Chile também já conseguiram esta marca.
Já a Croácia busca novamente ficar na terceira colocação do torneio. Na sua primeira participação, em 1998, já chegou entre os melhores da edição jogada em território francês.
O treinador da seleção marroquina, Walid Regragui, disse querer "terminar em terceiro" do Mundial. A fala do comandante da sensação no Catar mostra que o duelo valerá, ao menos, para um lado do campo.
Vinte anos antes de ser campeã pela primeira vez, a Seleção Brasileira teve uma terceira colocação como primeira conquista em Copas, no ano de 1938.