Algoz do Inter no Mundial de Clubes 2010, o ex-goleiro do Mazembe, Muteba Kidiaba, foi uma das atrações na Legends Cup, nesta sexta (16), competição de ex-jogadores organizada pela Fifa, em Doha. Em entrevista a GZH, o congolês relembrou a histórica vitória sobre os colorados, disse saber de sua popularidade entre torcedores do Grêmio e exaltou campanha do Marrocos, primeira seleção africana a chegar a uma semifinal de Copa do Mundo.
— Me lembrou 2002, quando Senegal fez aquela façanha de ganhar da França. Neste ano, foi a vez de Marrocos. Foi uma façanha da África, com muitos méritos. Já torcia pelo Marrocos desde as eliminatórias, apesar de eles terem vencido a República Democrática do Congo. Eles tiveram muito mérito em atingir este nível tão alto — disse.
Aos 46 anos, Kidiaba está aposentado desde 2016 e, ao longo de 15 anos como profissional, defendeu apenas o Mazembe, pelo qual venceu três vezes a Liga dos Campeões da África. O ex-goleiro lembra com alegria da histórica vitória sobre o Inter, por 2 a 0, na semifinal do Mundial de Clubes 2010.
— Foi um dia histórico para mim e uma vitória que nós merecemos. O Inter já tinha vencido o Barcelona. E se você ver, o nível dos campeonatos brasileiros é muito mais elevado em comparação com os da República Democrática do Congo. Mas em 2010 nós tínhamos uma boa equipe e apenas um jogo. Por que não poderíamos ganhar deles e ir para a final? — questiona.
Por fim, Kidiaba afirma que sabe da sua popularidade junto aos torcedores do Grêmio, em Porto Alegre, em função da rivalidade Gre-Nal.
— Eu amo muito o Brasil e aprecio a torcida do Grêmio. Eu mesmo vi que eles muitas vezes usam minha imagem. Uma vez, vi que em uma vitória do Grêmio sobre o Inter, os jogadores gremistas se divertiam me imitando. Pessoalmente, isso me causa satisfação pessoal porque mostra tanto que África quanto o Brasil conhecem o Kidiaba — finalizou.