A Fifa anunciou, neste sábado (10) a abertura de processos disciplinares contra as federações da Argentina e da Holanda. O principal motivo dessa decisão teriam sido os incidentes ocorridos entre jogadores e membros das comissões técnicas que se sucederam durante o jogo realizado nesta sexta-feira (9) pelas quartas de final da Copa do Mundo.
"O Comitê Disciplinar da Fifa abriu processos contra a Associação do Futebol Argentino (AFA) por violações potenciais dos artigos 12 (má conduta de jogadores e comissão técnica) e 16 (ordem e segurança nos jogos) do Código de Disciplina da Fifa durante a partida entre Holanda e Argentina da Copa do Mundo, que ocorreu no dia 9 de dezembro", explicou a organização em comunicado.
A instituição esportiva também repudiou a conduta da seleção da Holanda e informou os motivos para a abertura da medida disciplinar. "Adicionalmente, o Comitê de Disciplina da Fifa abriu processos contra a Federação Holandesa de Futebol (KNVB) por potenciais violações do artigo 12 do Código Disciplinar da Fifa em relação ao mesmo jogo", acrescentou.
Confusão, briga generalizada e festival de cartões
O jogo, vencido pela Argentina nos pênaltis (4 a 3, depois de empate em 2 a 2), foi marcado por clima tenso, brigas generalizadas e discussões entre jogadores e membros das comissões técnicas.
O grande número de cartões recebidos pelos jogadores também chamou a atenção da Fifa. Ao todo, o árbitro espanhol Mateus Lahoz mostrou 16 cartões amarelos — oito para jogadores argentinos e outra metade para os atletas holandeses — e um vermelho para Denzel Dumfries, da seleção holandesa, durante a disputa de pênaltis.
Nos acréscimos do primeiro tempo, Lahoz tinha dado cartão amarelo para o jogador holandês Wout Weghorst, que estava no banco de reservas. A decisão foi adotada pelo árbitro porque o atleta estava reclamando e tentando pressionar o técnico para que o colocassem para disputar a partida.
No segundo tempo, quando Weghorst entrou em campo, ele fez os dois gols que permitiram à Holanda levar o jogo para a prorrogação.
A disputa de pênaltis também foi tensa. Depois do atacante argentino Lautaro Martínez finalizar o pênalti que deu a vitória ao time, os jogadores da Argentina provocaram na comemoração os holandeses, se reunindo no círculo central do estádio.
Durante toda a partida houve tensão entre as equipes e em certos momentos houve princípios de confusão e brigas, que obrigaram a intervenção de Mateu Lahoz para evitar o agravamento da situação.