O técnico Tite surpreendeu na coletiva deste domingo (4) ao revelar que Neymar jogará contra a Coreia do Sul pelas oitavas de final da Copa do Mundo. O técnico também evitou mistério sobre a lateral esquerda ao confirmar que Danilo atuará na função diante das lesões de Alex Sandro e Alex Telles. GZH projeta como deverá funcionar o Brasil com o lateral direito improvisado na esquerda.
Atuar improvisado não é uma novidade para Danilo. O brasileiro jogou como lateral-esquerdo em diferentes momentos em suas passagens por Porto, Real Madrid e Manchester City na Europa. Na atual temporada, ele fez essa função em partida da Juventus contra o Monza, no mês de setembro, pelo Campeonato Italiano. Além disso, o brasileiro atuou em outras oportunidades como zagueiro do lado esquerdo em linha de três defensores, esquema que o técnico Massimiliano Allegri vem usando em partidas mais recentes da Velha Senhora.
Danilo tem mais jogos como zagueiro nesta temporada europeia do que na lateral direita, sua posição de origem. Dos 20 jogos que fez até agora pela Juventus, 12 foram como zagueiro.
Para a posição que irá desempenhar pelo Brasil nesta segunda-feira, a de lateral-esquerdo, foi no Manchester City que ele mais executou essa função na carreira. Na temporada 2017/18, o brasileiro fez 12 partidas nessa posição.
Há semelhanças na forma de atacar do City de Guardiola com a de Tite. Na fase ofensiva, o Brasil tem usado Vinicius Jr aberto pelo lado esquerdo e o lateral acaba tendo uma função mais de construção do que de chegada ao fundo. Diante da Sérvia, por exemplo, na estreia e única partida que Tite contou com Neymar, o lateral-esquerdo Alex Sandro pouco chegou ao fundo pelo setor esquerdo, que estava ocupado por Vini.
Mapa de calor de Alex Sandro contra a Sérvia:
Quando o Brasil tiver a bola, a tendência é de que Tite mantenha o padrão da avançar Lucas Paquetá para a mesma linha de Neymar, Raphinha e Vini Jr. com Danilo tendo a função de ser mais um construtor junto a Casemiro e Éder Militão, o mais cotada para a lateral direita.
Como o Brasil deve se posicionar em organização ofensiva:
Ou seja, mesmo que não conte como um lateral-esquerdo de origem para enfrentar a Coreia do Sul, Tite tem em Danilo um jogador acostumado a cumprir as funções que seu modelo de jogo exige dos laterais.
Brasil e Coreia do Sul se enfrentam nesta segunda-feira (5), às 16h (de Brasília), no Estádio 974. Quem vencer enfrentará nas quartas de final o vencedor do confronto entre Japão e Croácia.