A rodada decisiva da fase de grupos da Copa do Mundo terá os últimos quatro jogos nesta sexta-feira (2). Pelo Grupo H, ao meio-dia (horário do Brasil), Coreia do Sul e Portugal se enfrentam no Cidade da Educação, em Doha. No mesmo horário, Gana e Uruguai jogam no Al Janoub, em Al Wakrah.
Pelo Grupo G, às 16h, Camarões e Brasil duelam no Lusail, em Lusail. No mesmo horário, Sérvia e Suíça se encontram no Ras Abu Aboud, também em Doha.
Onde assistir aos jogos desta sexta-feira
- GZH acompanha os quatro jogos em tempo real;
- A Rádio Gaúcha abre a jornada 11h55min (Coreia do Sul x Portugal e Gana x Uruguai) e às 15h45min (Camarões x Brasil e Sérvia x Suíça);
- Os canais RBS TV (Gana x Uruguai e Camarões x Brasil), SporTV (Gana x Uruguai e Camarões x Brasil), SporTV 2 (Coreia do Sul x Portugal) e SporTV 3 (Sérvia x Suíça) anunciam transmissões ao vivo.
Coreia do Sul x Portugal: escalações confirmadas e como chegam
Coreia do Sul
Seung-Gyu; Moon-Hwan, Kyun-Gwon, Young-Gwon e Jin-Su; Woo-Young, In-Beom; Kan-Gin, Jea-Sung Lee e Heung-Min Son; Che-Sung. Técnico: Paulo Bento
Portugal
Diogo Costa; Dalot, Pepe, António Silva e Cancelo; Rúben Neves, Matheus Nunes, Vitinha e João Mário; Ronaldo e Ricardo Horta. Técnico: Fernando Santos
Arbitragem
Facundo Tello, auxiliado por Ezequiel Brailovsky e Gabriel Chade (trio argentino). VAR: Nicolas Gallo (COL)
Como chega a Coreia do Sul
Coreanos e portugueses se enfrentaram apenas uma vez em Mundiais. Foi em 2002, quando os donos da casa venceram por 1 a 0. Para garantir a classificação, o time do técnico Paulo Bento, que cumprirá suspensão, precisa repetir o feito do início do século, além de torcer para Gana perder para o Uruguai.
Como chega Portugal
Já classificados, os portugueses buscam o empate para garantir a liderança da chave. A tendência é que o técnico Fernando Santos mande a campo a equipe considerada titular. Nuno Mendes, com lesão muscular na coxa esquerda, não deve mais atuar na Copa do Mundo. Danilo Pereira, com uma fratura na costela, também é desfalque certo.
Gana x Uruguai: escalações confirmadas e como chegam
Gana
Zigi; Seidu, Amartey, Salisu e Baba; Partey e Salis; Kudus, A. Ayew e J. Ayew; Williams. Técnico: Otto Addo
Uruguai
Rochet; Varela, Giménez, Coates e M. Oliveira; Valverde, Bentancur, Pellistri e Arrascaeta; Núñez e Suárez. Técnico: Diego Alonso
Arbitragem
Daniel Siebert, auxiliado por Jan Seidel e Rafael Foltyn. VAR: Bastian Danker (quarteto alemão)
Como chega Gana
Os ganeses só dependem de si para avançar. No entanto, terão pela frente os uruguaios, responsáveis pela eliminação traumática em 2010. Será a hora de dar o troco? Um empate pode servir, desde que a Coreia do Sul não vença Portugal por dois ou mais gols de diferença. Mensah, que chegou a ser substituído diante dos coreanos, deve ficar à disposição.
Como chega o Uruguai
Os uruguaios vivem uma situação dramática. Para não repetir o fracasso de 2002, quando não passaram da fase de grupos, só a vitória interessa. Além disso, será necessário conquistar um resultado melhor do que a Coreia do Sul, que joga com Portugal, em razão do pior saldo de gols. Suárez, de más atuações nas últimas partidas, pode ficar no banco de reservas.
Sérvia x Suíça: prováveis escalações e como chegam
Sérvia
Milinkovic-Savic; Milenkovic, Veljkovic e Pavlovic; Zivkovic, Maksimovic, Lukic e Kostic; Tadic e Milinkovic-Savic; Mitrovic. Técnico: Dragan Stojkovic
Suíça
Sommer; Widmer, Akanji, Elvedi e Rodríguez; Xhaka e Freuler; Shaqiri, Sow e Vargas; Embolo. Técnico: Murat Yakın
Arbitragem
Fernando Rapallini, auxiliado por Juan Pablo Belatti e Diego Bonfa. VAR: Mauro Vigliano (quarteto argentino)
Como chega a Sérvia
Depois de perder para o Brasil na estreia e empatar com Camarões na segunda rodada, os sérvios precisam conquistar os três pontos, além de superar Camarões no saldo de gols. O zagueiro Pavlovic, com problemas físicos, é dúvida. Milinkovic-Savic também não está na melhor da forma, mas deve ir a campo em razão do caráter decisivo.
Como chega a Suíça
Com um triunfo, os suíços estarão nas oitavas de final. Se empatarem, torcem contra Camarões, que enfrenta o Brasil. O meio-campista Okafor, com lesão muscular, está fora. Shaqiri, com lesão na coxa, também não tem presença garantida. Caso ele não atue, Rieder será mantido entre os titulares.
Camarões x Brasil: prováveis escalações e como chegam
Camarões
Epassy; Collins Fai, Castelletto, N'Koulou e Tolo; Anguissa, Hongla e Kunde; Mbeumo (Aboubakar), Choupo-Moting e Ekambi. Técnico: Rigobert Song
Brasil
Ederson; Daniel Alves, Militão, Bremer e Alex Telles; Fabinho, Bruno Guimarães e Rodrygo; Antony, Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli. Técnico: Tite
Arbitragem
Ismail Elfath, auxiliado por Kyle Atkins e Corey Parker (trio norte-americano). VAR: Alejandro Hernandez (ESP)
Como chega Camarões
Com apenas um ponto conquistado até o momento, os camaroneses precisam da vitória diante dos brasileiros, além de superar os sérvios no saldo de gols, para alcançarem as oitavas de final, feito obtido em 1990, quando parou apenas na fase seguinte, diante da Inglaterra.
O time chega com o desfalque do goleiro Onana, da Inter de Milão, que foi cortado da delegação após divergências com o técnico Rigobert Song.O ponto forte dos africanos está no setor ofensivo, com destaque para Ekambi, do Lyon, e Choupo-Moting, do Bayer de Munique.
Como chega o Brasil
Garantido na próxima fase após as vitórias diante da Suíça e da Sérvia, a Seleção Brasileira só precisa de um empate para confirmar a liderança da chave. Este será o terceiro duelo entre as equipes em Copas do Mundo. Até hoje, foram duas vitórias brasileiras, pelos placares de 3 a 0, em 1994, e 4 a 1, em 2014.
O técnico Tite já confirmou a utilização de uma equipe totalmente reserva. Os laterais Danilo e Alex Sandro, além do atacante Neymar, já estariam de fora por conta de problemas físicos. Daniel Alves ganhará oportunidade e será o capitão.
O volante Fred, que deve atuar ao lado de Fabinho, é o único pendurado da equipe. Destaque para o atacante Rodrygo, que desempenhará a função exercida por Neymar, que ainda não tem data prevista para o retornar. Mais para frente, o ataque reserva formado por Antony, Gabriel Jesus e Martinelli terá a missão de manter os 100% de aproveitamento.