A Seleção Brasileira já está no Catar. Após cinco horas de viagem desde Turim-ITA, os comandados de Tite pousaram em Doha na noite deste sábado (19), por volta de 23h (17h em Brasília), de forma discreta e sem qualquer tipo de contato com torcedores ou outros passageiros. Contudo, o início da jornada no Catar será silencioso. Mais tarde, os jogadores serão recebidos por centenas de torcedores brasileiros que aguardam na concentração, situada a 16 quilômetros do aeroporto.
O jornalista cearense Didio Theorga, 28 anos, chegou ao Catar, coincidentemente, no mesmo instante que a Seleção. Porém, acabou não tendo contato com os jogadores.
— Eu sabia que o Brasil chegava hoje, mas não que era agora. Não vi nenhum jogador, pois acredito que eles saíram por um local exclusivo. Mas fico feliz em ter chegado junto com o Brasil. Dá um sentimento a mais. Sinto que cheguei na hora certa. Espero deixar o Catar junto com a Seleção também, mas aí já com o hexa na mão — afirma o torcedor.
Conforme acordado entre a Fifa e as autoridades locais, as seleções que pousam no Aeroporto Internacional Hamad desembarcam em um terminal exclusivo para as delegações oficiais, onde é realizado o procedimento de migração e a entrada no país. Logo, como todas as equipes viajam em voos fretados, não há contato dos atletas com fãs ou pessoas de fora da delegação.
O deslocamento do aeroporto Hamad até a concentração, no The Westin Doha Hotel & Spa, deve durar aproximadamente 25 minutos. Na sequência, os jogadores serão liberados para descansar, e o primeiro treinamento no Catar será já neste domingo (20), às 16h30min (10h30min, no horário de Brasília). Após o trabalho, pelo menos um jogador deve conceder entrevista à imprensa.
A última atividade da Seleção Brasileira, em Turim, ocorreu com portões fechados. Apenas a parte inicial, com o aquecimento dos jogadores, teve a presença da imprensa. A comissão técnica aproveitou para trabalhar com privacidade total os últimos detalhes para a estreia na Copa, na quinta-feira (24) diante da Sérvia. Com isso, Tite faz mistério sobre a escalação. No treino anterior, Lucas Paquetá foi aproveitado como segundo volante, com o time tendo uma formação mais ofensiva com quatro atacantes: Neymar, Raphinha, Richarlison e Vinícius Júnior.
A outra possibilidade, com poder maior de marcação, teria Fred como volante, ao lado de Casemiro e Lucas Paquetá. Nesta hipótese, Vinícius Júnior deixaria o time.
Desta maneira, a provável escalação do Brasil tem: Alisson, Danilo, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro, Lucas Paquetá e Neymar; Raphinha, Richarlison e Vini Jr. (Fred).
A estreia contra a Sérvia, na quinta, será às 16h (horário de Brasília), no Lusail Iconic Stadium, em Lusail.
O fato é que, mesmo com discrição e mistério, a busca pelo hexa já começou.