O mistério de quem serão os 26 convocados de Tite para a Copa do Mundo do Catar será desfeito às 13h desta segunda-feira (7). A convocação é o penúltimo ato do ciclo do treinador da Seleção Brasileira — o último será a disputa do torneio. Em seus seis anos à frente da equipe foram convocados 122 jogadores.
Embora seja difícil, a nominata de atletas já chamados pode crescer. Na pré-lista com 55 nomes enviada à Fifa, há jogadores que nunca defenderam o Brasil. É dela que sairá a relação que o treinador apresentará no Rio de Janeiro. A lista completa não foi divulgada pela CBF, mas alguns nomes vazaram.
Entres as possíveis novidades estão os flamenguistas Rodinei e João Gomes, Nino e André, do Fluminense, Caio Henrique, do Monaco, e Luiz Henrique, do Betis. Outros integrantes que vazaram foram Santos, Everton Ribeiro, Gabigol e Pedro, todos do Flamengo, Léo Ortiz, do Bragantino, Bremer, da Juventus, e Felipe, do Atlético de Madrid.
— Dificilmente haverá uma grande surpresa na lista de Tite para a Copa do Mundo — opina José Alberto Andrade, repórter de GZH que cobre a Seleção Brasileira.
Existem interrogações em todos os setores. Na defesa, há a chance de que somente um lateral-direito seja convocado para abrir espaço no meio-campo ou no ataque.
No setor ofensivo, a dúvida é sobre presença de um centroavante de área. Pedro, do Flamengo, esteve presente na convocação anterior do treinador e é o mais cotado para estar no grupo.
— A minha grande dúvida é saber quem será o centroavante da Seleção Brasileira no Catar. Por esta função já passaram nomes como Gabriel Jesus, Richarlison, Matheus Cunha e Firmino. Alguns estão fortalecidos, outros perderam espaço, mas nenhum tomou conta da posição. O certo é que a camisa 9 da Seleção para a Copa ainda não tem dono — avalia Eduardo Gabardo, colunista de GZH e repórter que cobre a Seleção Brasileira.
GZH fez um levantamento sobre os jogadores chamados por Tite para as partidas das Eliminatórias e mostra como está a disputa por um lugar no Catar em cada uma das posições. Confira:
Goleiros
É a posição com menor probabilidade de surpresa. A hierarquia da posição está definida por Tite. Alisson é o seu titular, com Ederson como reserva imediato. Weverton surge como terceira opção.
Malas prontas
Alisson
Ederson
Weverton
Correm por fora: Santos, Everson
Lateral direita
O lado direito da defesa tem uma dúvida. Danilo é nome certo. Tite gostaria que Daniel Alves fosse o outro convocado para a posição, mas ele está sem jogar nas últimas semanas. Sem ter um terceiro nome de confiança, o técnico pode chamar somente um jogador para posição. O zagueiro Éder Militão ficaria como opção caso o titular fique impossibilitado de jogar.
Malas prontas
Danilo
Disputando até uma vaga
Emerson
Daniel Alves
Zagueiros
O quarteto do miolo defensivo parecia fechado, mas uma lesão abriu brecha para a mudança de um nome. Marquinhos, Thiago Silva e Éder Militão estão garantidos no Mundial. Lucas Veríssimo seria o quarto elemento, mas uma grave lesão sofrida no joelho direito no fim do ano passado o tirou da disputa.
Felipe, do Atlético de Madrid, era o mais cotado para fechar a lista do setor. Porém, a convocação para os últimos amistosos apresentou Ibañez, da Roma, e Bremer, da Juventus, como novidades. O defensor da Juve é o favorito para ser o quarto elemento. Gabriel Magalhães, do Arsenal, também está bem cotado.
Malas prontas
Marquinhos
Thiago Silva
Éder Militão
Disputando uma ou duas vagas
Bremer
Ibañez
Gabriel Magalhães
Correm por fora: Léo Ortiz, Felipe, Nino, Lucas Veríssimo
Lateral esquerda
Era para ser uma posição sem dúvidas até que Renan Lodi falhou na final da Copa América contra a Argentina e perdeu uma convocação por não ter o ciclo de vacinação contra a covid completo. Os dois vacilos o colocaram atrás na fila. Melhor para Alex Telles, agora no Sevilla. Guilherme Arana, do Atlético-MG, sofreu séria lesão e não se recuperará a tempo da Copa.
Malas prontas
Alex Sandro
Disputando uma vaga
Alex Telles
Correm por fora: Renan Lodi, Caio Henrique
Volantes
Do meio para frente, a situação começa a ficar mais flexível. Tudo dependerá de como Tite pretende montar a sua relação de convocados. Possivelmente ataque e meio-campo são os setores que receberão as três vagas extras abertas pela Fifa para esta edição do Mundial. A certeza é de que Casemiro, do Real Madrid, Fred, do Manchester United, e Fabinho, do Liverpool, estão garantidos entre os volantes.
Bruno Guimarães, em crescimento no Newcastle, tem a vantagem para completar o quarteto. Se optar por cinco volantes, o leque de possibilidades se abre. Gerson, do Olympique de Marselha, entra entre os cotados, embora tenha perdido espaço com o treinador.
Malas prontas
Casemiro
Fabinho
Fred
Bruno Guimarães
Correm por fora: Gérson, Douglas Luiz, Arthur e Danilo
Meias
Para muitos, essa posição tem somente um nome garantido: Lucas Paquetá, do West Ham. Machucado, Philippe Coutinho, do Aston Villa, tem a confiança de Tite, mas ficará de fora e deve ser substituído por Everton Ribeiro, decisivo nos títulos da Libertadores e da Copa do Brasil do Flamengo.
Malas prontas
Lucas Paquetá
Disputando uma vaga
Everton Ribeiro
Corre por fora: Claudinho, Gustavo Scarpa
Atacantes
É o setor mais aberto. Além da variação da quantidade de jogadores convocados, há diversas opções à disposição. É o caso de Raphinha, Antony, Vinícius Júnior, Neymar e Richarlison, que formam um quinteto de nomes certos. Gabriel Jesus, embora ausente na convocação para os últimos amistosos, também tem alta probabilidade de ser relacionado.
Malas prontas
Raphinha
Antony
Neymar
Vinícius Júnior
Richarlison
Disputando até três vagas
Gabriel Jesus, Gabriel Martinelli, Matheus Cunha, Richarlison, Rodrygo, Pedro, Firmino
Correm por fora: Malcon, Everton Cebolinha e Gabigol
Jogos disputados nas Eliminatórias
Goleiros
Alisson - 8 jogos
Ederson - 5
Weverton - 4
Laterais-direitos
Danilo - 13
Daniel Alves - 4
Emerson - 3
Zagueiros
Marquinhos - 14
Thiago Silva - 11
Eder Militão - 8
Lucas Veríssimo - 2
Felipe - 1
Rodrigo Caio - 1
Laterais-esquerdos
Alex Sandro - 10
Alex Telles - 5
Renan Lodi - 4
Arana - 3
Volantes
Casemiro - 9
Fabinho - 9
Fred - 8
Douglas Luiz - 6
Bruno Guimarães - 6
Gerson - 4
Edenilson - 2
Arthur - 2
Allan - 1
Meias
Lucas Paquetá - 14
Éverton Ribeiro - 9
Philippe Coutinho - 6
Atacantes
Gabriel Jesus - 11
Neymar - 10
Antony - 9
Gabigol - 8
Raphinha - 7
Richarlison - 8
Vinícius Júnior - 7
Matheus Cunha - 6
Firmino - 6
Cebolinha - 5
Rodrygo - 3
Martinelli - 2
Hulk - 1
Pedro - 1