A estreia da Croácia não foi nem perto das atuações do time europeu na Copa do Mundo da Rússia. Os atuais vice-campeões mundiais viveram um dia pouco inspirado no estádio Al Bayt, em Al Khor, e ficaram no empate com Marrocos, em 0 a 0, nesta quarta-feira (23). O jogo teve 136 passes errados e poucas chances claras de gol.
Essa foi a primeira vez que os croatas empataram em uma estreia de Mundial. Antes, foram duas vitórias (1998 e 2018) e três derrotas (2002, 2006 e 2014, as duas últimas contra o Brasil, inclusive). A Croácia volta a campo no próximo domingo (27), às 13h, contra o Canadá. Já Marrocos duela contra a Bélgica, favorita no Grupo F, no mesmo dia, mas mais cedo, às 10h.
Os marroquinos mantiveram o que vinham fazendo, apostando suas fichas em Hakimi, lateral-direito do PSG, e Ziyech, meia-atacante do Chelsea. Já a Croácia, do craque Modric, veio como Kramaric no comando do ataque.
Depois de um começo nervoso dos marroquinos, onde os croatas não conseguiram aproveitar, o jogo começou em um "toma lá, dá cá", com as duas equipes tentando chegar ao primeiro gol da partida. As principais tentativas do lado dos europeus saiam dos pés do trio de meio de campo, com Kovacic, Brozovic e, principalmente, Modric. Do outro lado, Hakimi e Ziyech controlavam as ações ofensivas pelo lado direito.
Aos 16 minutos, a defesa de Marrocos errou na saída de jogo e a bola caiu nos pés de Perisic. O camisa 4 croata arriscou da entrada da área, mas o chute foi por cima do gol de Bounou. Sem sustos.
Os marroquinos tiveram boa chance em falta cometida por Modric em cima de Hakimi, mas Ziyech mandou a bola direto na barreira. No contra-ataque, os croatas chegaram na área, mas a defesa dos africanos conseguiu se recuperar e evitou o gol.
Com dificuldades de achar os espaços pelo chão, em virtude dos méritos da seleção marroquina, a Croácia começou a alçar bolas dentro da área (e a consagrar o goleiro Bounou).
O primeiro tempo já tinha entrado nos acréscimos quando a melhor chance do jogo até então surgiu. Marrocos errou um passe no campo de defesa, Perisic achou Sosa pelo lado direito e o lateral cruzou para Vlasic, que parou em intervenção do goleiro marroquino.
O lance pareceu acordar os croatas. A bola sobrou na entrada da área e Modric bateu de primeira, mas o chute subiu demais e foi para fora.
A única mudança para o segundo tempo foi na Croácia. Vlasic havia sentido uma lesão no final da etapa inicial e foi substituído por Pasalic, jogador da Atalanta-ITA. A postura dos marroquinos também mudou nos primeiros minutos. O time africano subiu a marcação e recuperou a bola no campo de ataque. Em uma bola que sobrou dentro da área, Mazraoui deu um peixinho e o goleiro croata fez a defesa.
No contra-ataque, pelo lado do lateral-esquerdo de Marrocos, Modric lançou o companheiro, que cruzou dentro da área, mas Hakimi tocou para escanteio. Na cobrança, ninguém tocou na bola, mas ela quase entrou na confusão.
A primeira troca dos africanos teve que ser feita depois de Mazraoui sentir uma lesão muscular. Ele deu lugar a Attiat-Allah. Aos 19 minutos, o goleiro da Croácia teve que trabalhar mais uma vez. Hakimi bateu uma falta de fora da área com força e Livakovic precisou espalmar.
Vice-campeã decepciona e faz um jogo apenas de meio-campo com Marrocos
Confira a coluna
Com dificuldades para seguir atacante, o técnico Dalic promoveu a entrada de Livaja no lugar de Kramaric. A Croácia seguia tentando chegar ao gol, mas também não conseguiu assustar o goleiro Bounou.
Se, em 2018, a Copa teve apenas um empate em 0 a 0, agora no Catar, no quarto dia de jogos, chegamos ao terceiro placar vazio. Antes da partida entre croatas e marroquinos, Dinamarca e Tunísia e Polônia e México já tinha passado em branco na última terça-feira.
Ficha Técnica
Copa do Mundo - Grupo D
MARROCOS
Bounou; Hakimi, Aguerd, Saiss e Mazraoui (Attiat-Allah, 15’/2T); Ounahi (Sabiri, 35’/2T), Amrabat e Amallah; Ziyech, En-Nesyri (Hamdallah, 35’/2T) e Sofiane Boufal (Ez Abde, 19’/2T). Técnico: Walid Regragui.
CROÁCIA
Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa; Modric, Brozovic e Kovacic (Majer, 33’/2T); Vlasic (Pasalic, INT), Kramaric (Livaja, 25’/2T) e Perisic (Orsic, 44’/2T). Técnico: Zlatko Dalic.
Cartões amarelos: Amrabat (M)
Arbitragem: Fernando Rapallini, auxiliado por Juan Belatti e Diego Bonfa (trio argentino). VAR: Julio Bascunan (CHI)
Local: Estádio Al Bayt, em Al Khor
VÍDEO: assista quatro finalizações em gol de Croácia 0 x 0 Marrocos