Na abertura da segunda rodada do Grupo D, a Austrália venceu a Tunísia por 1 a 0 e se manteve em condições de avançar às oitavas de final da Copa do Mundo. O centroavante Mitchel Duke foi o autor do gol que deu aos Cangurus seus primeiros pontos na competição.
Com o resultado, o time da Oceania pulou para a segunda posição do grupo e agora terá pela frente a Dinamarca, na próxima quarta-feira (30), em um confronto decisivo pela classificação. A Tunísia, por outro lado, viu suas chances de avançar diminuírem. Na última rodada, os africanos enfrentarão a atual campeã França, que já poderá estar classificada se vencer os dinamarqueses, às 13h, no Estádio 974, em Abu Aboud.
Apostando em troca de passes para chegar na linha de fundo e cruzar, especialmente pelo lado esquerdo, a Austrália esteve melhor em campo desde os primeiros minutos. Depois de muita insistência, abriu o placar aos 23 minutos. Em contra-ataque pela esquerda, Goodwin mandou para a área, a bola desviou na defesa da Tunísia e sobrou para Duke, que cabeceou no canto esquerdo de Dahmen, fazendo 1 a 0. Na comemoração, fez a letra J com os dedos, uma homenagem ao filho Jackson, presente nas arquibancadas dos Estádio Al Janoub.
Em busca de um empate ainda na primeira etapa, os tunisianos se lançaram ao ataque, porém pouco produziram. Na chance mais clara, aos 40 minutos, o lateral-direito Drager recebeu dentro área e chutou cruzado, porém a finalização foi bloqueada de carrinho por Souttar.
A Tunísia voltou do intervalo com o meio-campista Sassi no lugar de Drager. A troca fez o time de Jalel Kadri também abrir mão da formação com três zagueiros e tornou o time mais ofensivo. Isso proporcionou também com que o jogo ficasse mais aberto, já que a Austrália passou a ter mais espaços no campo ofensivo.
Mesmo crescendo no jogo, porém, o time africano não conseguiu transformar esta condição em chances de gol. A Austrália caiu de rendimento, mas mesmo assim conseguiu proteger sua defesa e aproveitar os contra-ataques.
Aos 25 minutos, Mooy interceptou a saída de bola da Tunísia e conectou Maclaren na ponta esquerda. O cruzamento rasteiro quase alcançou Leckie, que se esticou mas não conseguiu alcançar a bola para marcar o segundo gol.
Com os atacantes Khazri e Khenissi em campo, a Tunísia foi para o ataque total na reta final do segundo tempo ainda na esperança de um empate. Aos 38 minutos, após cobrança de lateral direto para a área, Talbi aproveitou o rebote e chutou forte de fora da área. Porém a bola foi no meio do gol, facilitando para a defesa de Ryan.
Copa do Mundo - Grupo D - 2ª rodada
TUNÍSIA (0)
Dahmen; Bronn (Kechrida, 28'2º), Meriah e Talbi; Drager (Sassi, int), Skhiri, Laidouni (Khazri, 22'2º) e Abdi; Sliti, Msakni e Jebali (Khenissi, 28'2º). Técnico: Jalel Kadri
AUSTRÁLIA (1)
Ryan; Karacic (Degenek, 30'2º), Souttar, Rowles e Behich; Irvine, Mooy e McGree (Hrustic, 19'2º); Leckie (Baccus, 40'2º), Goodwin (Mabil, 40'2º) e Duke (Maclaren, 19'2º). Técnico: Graham Arnold
Gols: Duke, aos 23 minutos do primeiro tempo
Cartões Amarelos: Laidouni, Abdi, Sassi (Tunísia)
Arbitragem: Daniel Siebert, auxiliado por Rafael Foltyn e Jan Seidel (trio da Alemanha)
Local: Estádio Al Janoub, Al Wakrah