Depois de marcar o gol da vitória do PSG sobre o Olympique de Marselha, por 1 a 0, no domingo (16), Neymar voltou ao noticiário na segunda-feira (17) por conta de um problema fora de campo. O craque da Seleção Brasileira começou a ser julgado por acusações de corrupção e fraude no ato de sua transferência do Santos para o Barcelona, em 2013.
O atacante se apresentou ao tribunal em Barcelona, mas não precisou acompanhar a sessão, pois foi liberado pelo juiz José Manuel Del Amo Sanchez para voltar a Paris. O julgamento, contudo, deve durar até o fim deste mês, e a expectativa é de que o brasileiro preste seu primeiro depoimento nesta terça-feira (18).
Além dos títulos e dos muitos gols, a carreira de Neymar é marcada por polêmicas fora das quatro linhas. Abaixo, GZH lista alguns destes momentos:
Xingamento
Em 2010, o jogador, então no Santos, disparou contra o árbitro Sandro Meira Ricci: "Juiz ladrão, vai sair de camburão". A ofensa foi proferida após derrota da equipe paulista para o Vitória, em que o atacante não atuou. Posteriormente, Neymar perdeu a ação na Justiça e teve de indenizar a vítima.
Carnaval
No início de 2019, o atleta ficou afastado dos gramados por conta de uma lesão no pé direito. Liberado pelo PSG para concluiu o tratamento no Brasil, foi presença constante no Carnaval. Neymar foi visto tanto em Salvador, na Bahia, quanto na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.
Acusação de estupro
Também em 2019, Neymar foi acusado de estupro pela modelo Najila Trindade. Ela chegou a registrar boletim de ocorrência afirmando que o jogador teria cometido o crime em 15 de maio, em um hotel localizado em Paris. Após a conclusão do inquérito, a Polícia Civil de São Paulo decidiu não indiciá-lo.
Réveillon em Mangaratiba
Na virada de 2020 para 2021, Neymar foi acusado de promover uma festa para mais de 500 pessoas em Mangaratiba, no litoral do Rio de Janeiro. A confusão se deu por conta de que o país, e também o mundo, vivia em meio às restrições sanitárias em virtude da pandemia do coronavírus.
— Decoração maravilhosa, jantarzinho de casa com distanciamento social entre uma cadeira e outra... e não é para 500 pessoas, tá? — disse Neymar, em seu perfil oficial no Instagram, ao exibir imagens da mesa.
Nova denúncia de crime sexual
Em 2021, uma funcionária da empresa Nike acusou Neymar de agressão sexual, ocorrida em 2016. Este teria sido o motivo pelo qual a marca de produtos esportivos encerrou o contrato com o jogador do Paris Saint-Germain em agosto de 2022, de acordo com o Wall Street Journal, publicação americana com sede em Nova York. O compromisso entre as partes ainda tinha mais oito anos de duração.