Em 21 de novembro de 2022, exatamente daqui a 365 dias, a bola vai rolar para a 22ª Copa do Mundo. Pela segunda vez na história, a disputa será no continente asiático. O Catar promete um Mundial com alta mobilidade. Serão cinco sedes e oito estádios, sendo a maior distância entre eles, de apenas 55 quilômetros: Al Khor, que fica no norte, e Al Wakrah, no sul do país.
Das 32 vagas possíveis, 13 já estão preenchidas. Além dos anfitriões, Alemanha, Brasil e Dinamarca foram os primeiros a se garantir. Nesta última semana, mais nove seleções carimbaram o passaporte: Argentina, Bélgica, Croácia, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Sérvia e Suíça.
Restam 19 vagas divididas em cinco postos na África, quatro na Ásia, três na repescagem europeia, três na Concacaf, duas na América do Sul e duas nas repescagens intercontinentais. As Eliminatórias começaram com 210 países e hoje só 61 ainda alimentam o sonho de jogar no Catar.
América do Sul
Países classificados (2): Brasil e Argentina
Países eliminados: nenhum
Brigam por vaga na Copa (8): Equador, Colômbia, Peru, Chile, Uruguai, Bolívia, Paraguai e Venezuela.
Regulamento: 4 vagas diretas e uma na repescagem intercontinental
Restando quatro rodadas, o Equador está muito perto do Mundial e a Venezuela, muito distante. Aos equatorianos, uma vitória deve garantir vaga no Catar. A briga pela quarta colocação e por um lugar na repescagem intercontinental será intensa entre Colômbia, Peru, Chile, Bolívia e Uruguai. Paraguaios e venezuelanos já não dependem só de si.
Classificação
1º - Brasil 35
2º - Argentina 29
3º - Equador 23
4º - Colômbia e Peru 17
6º - Chile e Uruguai 16
8º - Bolívia 15
9º - Paraguai 13
10º - Venezuela 7
Próxima rodada - 27 de janeiro de 2022
Equador x Brasil
Colômbia x Peru
Venezuela x Bolívia
Paraguai x Uruguai
Chile x Argentina
Américas do Norte, Central e Caribe
Países classificados (0): nenhum
Países eliminados: 26
Brigam por vaga na Copa (8): Canadá, Estados Unidos, México, Panamá, Costa Rica, Jamaica, El Salvador e Honduras.
Regulamento: 3 vagas diretas e uma na repescagem intercontinental
O Canadá lidera a fase final e está perto de voltar a uma Copa depois de 36 anos. Estados Unidos, México e Panamá devem brigar pelas duas vagas diretas restantes e por um lugar na repescagem. A Costa Rica ainda sonha, mas dificilmente chegará. Jamaica, El Salvador e Honduras cumprirão tabela nas seis rodadas finais até março do ano que vem.
Classificação
1º - Canadá 16
2º - Estados Unidos 15
3º - México e Panamá 14
5º - Costa Rica 9
6º - Jamaica 7
7º - Honduras 6
8º - El Salvador 3
Próxima rodada - 27 de janeiro de 2022
Jamaica x México
Honduras x Canadá
Costa Rica x Panamá
Estados Unidos x El Salvador
África
Países classificados (0): nenhum
Países eliminados: 44
Brigam por vaga na Copa (10): Argélia, Camarões, Egito, Gana, Mali, Marrocos, Nigéria, República do Congo, Senegal e Tunísia.
Regulamento: 5 vagas diretas
Nesta semana, foram conhecidos os 10 finalistas das Eliminatórias. Em março do ano que vem, serão cinco disputas de mata-mata apontando os classificados ao Mundial. O sorteio dos confrontos acontece em dezembro, levando em conta o último ranking da Fifa. No pote 1, os cinco times melhores ranqueados enfrentam os adversários do pote 2 e fazem o segundo jogo em casa.
Pote 1 - Senegal, Marrocos, Argélia, Nigéria e Tunísia.
Pote 2 - Egito, Camarões, Mali, República do Congo e Gana.
"Tapetão Africano"
Duas seleções eliminadas entraram com pedidos de revisão dos resultados da última rodada, junto à Confederação Africana de Futebol (CAF). A África do Sul quer a análise do comportamento do árbitro senegalês Maguette Ndiayi que deu um pênalti para Gana no jogo que eliminou os sul-africanos.
Já a Seleção de Benin quer a perda de pontos da República do Congo, no jogo que os congoleses venceram os beninenses por 2 a 0, em Kinshasa. O técnico Héctor Cúper, argentino que treina o Congo, fez quatro substituições em quatro momentos diferentes. Devido a pandemia, a FIFA permite até cinco trocas, mas em, no máximo, três momentos. As definições devem ocorrer nos próximos dias.
Ásia
Países classificados (1): Catar (sede)
Países eliminados: 33
Brigam por vaga na Copa (12): Arábia Saudita, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes, Irã, Iraque, Japão, Líbano, Omã, Síria e Vietnã.
Regulamento: 4 vagas diretas e uma na repescagem intercontinental, além do anfitrião.
Faltando quatro rodadas, Irã, Coreia do Sul e Arábia Saudita podem se classificar no fim de janeiro. A Austrália, que mais uma vez disputa as Eliminatórias na Ásia e não na Oceania, está perto de pelo menos chegar à repescagem. Pelo regulamento, os dois primeiros de cada grupo na fase final se garantem no Catar. Os dois terceiros se enfrentam num mata-mata que definirá um participante na repescagem intercontinental.
Classificação
Grupo A
1º - Irã 16
2º - Coreia do Sul 14
3º - Emirados Árabes 6
4º - Líbano 5
5º - Iraque 4
6º - Síria 2
Grupo B
1º - Arábia Saudita 16
2º - Japão 12
3º - Austrália 11
4º - Omã 7
5º - China 5
6º - Vietnã 0
Próxima rodada - 26 de janeiro de 2022
Emirados Árabes x Síria
Líbano x Coreia do Sul
Irã x Iraque
Arábia Saudita x Omã
Austrália x Vietnã
Japão x China
Uefa
Países classificados (10): Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Sérvia e Suíça.
Países eliminados: 33
Brigam por vaga na Copa (12): Áustria, Escócia, Itália, Macedônia do Norte, País de Gales, Polônia, Portugal, República Tcheca, Rússia, Suécia, Turquia e Ucrânia.
Regulamento: 13 vagas diretas.
Depois da fase de grupos, finalizada na última terça-feira (16), 12 seleções europeias vão para uma repescagem que definirá os últimos três classificados à Copa. Na próxima sexta (26), a Uefa sorteia o chaveamento dos confrontos. Os seis melhores na fase anterior, não se cruzam na primeira eliminatória e fazem o jogo único em casa. Mas podem se enfrentar no confronto decisivo que terá mando de campo sorteado. As datas dos jogos serão em 24 e 29 de março do ano que vem.
Pote 1 - Portugal, Escócia, Itália, Rússia, Suécia e País de Gales.
Pote 2 - Turquia, Polônia, Macedônia do Norte, Ucrânia, Áustria e República Tcheca.
Esquema da Repescagem Europeia
Chave A - Eliminatória 1 - Time Pote 1 x Time Pote 2
Eliminatória 2 - Time Pote 1 x Time Pote 2
Chave B - Eliminatória 3 - Time Pote 1 x Time Pote 2
Eliminatória 4 - Time Pote 1 x Time Pote 2
Chave C - Eliminatória 5 - Time Pote 1 x Time Pote 2
Eliminatória 6 - Time Pote 1 x Time Pote 2
Fase Final
A - Confronto entre os vencedores das Eliminatórias 1 e 2
B - Confronto entre os vencedores das Eliminatórias 3 e 4
C - Confronto entre os vencedores das Eliminatórias 5 e 6
Oceania
Países classificados (0): nenhum
Países eliminados (0): nenhum
Brigam por vaga na Copa (11): Nova Zelândia, Ilhas Salomão, Nova Caledônia, Taiti, Fiji, Vanuatu, Papua Nova-Guiné, Samoa Americana, Samoa, Tonga e Ilhas Cook.
Regulamento: uma vaga na repescagem intercontinental.
Continente mais atrasado nas Eliminatórias, a Oceania sequer começou a disputa por uma vaga na repescagem intercontinental. O comitê executivo da OFC (Confederação de Futebol da Oceania) decidiu fazer os jogos do torneio local em sede única, somente em março de 2022 e já no Catar, em função da pandemia não permitir a realização das partidas no formato original. Dificilmente a Nova Zelândia deixará a vaga escapar.