Após a vitória da Costa Rica sobre a Nova Zelândia, nesta terça-feira (14), foi definida a última seleção classificada para a Copa do Mundo do Catar 2022. Confira todos os participantes do Mundial que ocorrerá entre 21 de novembro e 18 de dezembro.
CATAR
Anfitriã, a Seleção do Catar jogará uma Copa pela primeira vez. O elenco atual é formado apenas por jogadores que atuam nos clubes locais. O técnico é o espanhol Félix Sánchez, que assumiu o cargo em 2017 e chegou a trabalhar na base do Barcelona entre 1996 e 2006.
ALEMANHA
Para se recuperar do vexame de 2018, quando caiu na primeira fase, a Alemanha aposta no técnico Hans-Dieter Flick, ex-Bayern de Munique, para ir bem no Catar. Nas Eliminatórias, foram nove vitórias em 10 partidas e classificação garantida com bastante facilidade.
ARÁBIA SAUDITA
Os sauditas se beneficiaram da vitória do Japão sobre a Austrália e garantiram a vaga no Catar sem entrar em campo, com uma rodada de antecedência. O melhor resultado da Arábia Saudita em Mundiais foi logo na estreia, em 1994, quando caiu nas oitavas para a Suécia.
ARGENTINA
O bom momento vivido com o técnico Lionel Scaloni faz os argentinos acreditarem que o tri pode vir na despedida de Messi. Em 2022, o craque estará com 35 anos e dificilmente atuará na Copa conjunta de Estados Unidos, México e Canadá em 2026. A Argentina soma, atualmente, 33 partidas sem derrota.
AUSTRÁLIA
Os australianos participarão da Copa do Mundo pela sexta vez. Desde o Mundial realizado na África do Sul, em 2010, os Socceroos participam das Eliminatórias Asiáticas. A classificação foi garantida com uma vitória sobre o Peru, nos pênaltis, na repescagem.
BÉLGICA
Vice-líder do ranking da Fifa, sem nunca ter conquistado um título, a Bélgica passou fácil pelas Eliminatórias. O desafio agora é superar o trauma de não superar decisões em jogos que valem taça.
BRASIL
Nunca o Brasil passou tamanha facilidade em uma Eliminatória. A classificação veio com seis jogos de antecedência e o técnico Tite pode aproveitar as partidas que restam para observar novos jogadores. Tite será o sexto técnico a treinar a Seleção Brasileira em mais de uma Copa.
CAMARÕES
A seleção camaronesa está de volta ao Mundial. A vaga foi confirmada com emoção, nos últimos minutos da prorrogação contra a Argélia. O gol salvador foi anotado pelo atacante Koto Ekambi. Está será a oitava Copa do Mundo de Camarões. A melhor campanha foi a de 1990, quando perder par ao Inglaterra nas quartas de final.
CANADÁ
O Canadá está de volta à Copa do Mundo depois de 36 anos. Após golear a Jamaica por 4 a 0 na penúltima rodada das Eliminatórias da América do Norte e Central, a seleção canadense foi a primeira da Concacaf a garantir vaga no Catar, com uma rodada de antecedência.
COREIA DO SUL
Os coreanos conquistaram a vaga no Catar com duas rodadas de antecedência. Esta será a décima Copa do Mundo consecutiva da Coreia do Sul, que alcançou o quarto lugar, sua melhora campanha na história, em 2002, quando sediou a competição ao lado do Japão.
COSTA RICA
Os costa-riquenhos vão para a sexta participação em Mundiais. Na última, em 2018, enfrentaram o Brasil na fase de grupos, com derrota por 2 a 0. A melhor campanha ocorreu em 2014, em solo brasileiro, quando surpreenderam o mundo e só pararam nas quartas de final diante da Holanda.
CROÁCIA
Os atuais vice-campeões do mundo só conseguiram a vaga direta na última rodada, vencendo a Rússia, em Split, por 1 a 0. A geração de Modric e Perisic vai para sua última Copa.
DINAMARCA
Sensação das Eliminatórias e também da última Euro, os dinamarqueses vivem um bom momento na Liga das Nações. Para o Mundial do Catar, a seleção deverá contar com a presença do Eriksen, que sofreu uma parada cardíaca em campo, em junho de 2021, e teve de passar por uma cirurgia para implantação de um cardiodesfibrilador interno.
EQUADOR
Sob o comando do técnico argentino Gustavo Alfaro, os equatorianos estão de volta ao Mundial. A última participação havia sido em 2014, no Brasil, quando não passou da primeira fase.
ESPANHA
Classificada na última rodada das Eliminatórias, ao derrotar a Suécia, em Sevilla, a Espanha mantém-se entre as favoritas ao título. Nas últimas competições, foi semifinalista da Euro e lidera o seu grupo na Liga das Nações.
ESTADOS UNIDOS
Ausente na Rússia, a seleção americana está de volta à Copa do Mundo. Será a 11ª participação em Mundiais. A classificação foi conquistada por pouco. A vantagem para a Costa Rica, que foi para a repescagem, ficou no saldo de gols. Entre os destaques do time está o meia Pulisic, do Chelsea.
FRANÇA
Os franceses não vivem um bom momento. No entanto, a base campeã na Rússia está mantida. Após um ótimo desempenho nas Eliminatórias, acabou eliminada na Liga das Nações.
GANA
A seleção ganesa foi a primeira do continente a garantir vaga na Copa do Mundo. A classificação veio após dois empates com a Nigéria na eliminatória decisiva. O gol marcado por Thomas Partey, fora de casa, foi decisivo para garantir o retorno ao Mundial depois de oito anos. A melhor campanha de Gana na competição foi em 2010, quando caiu nas quartas de final para o Uruguai.
HOLANDA
Ausente em 2018, a Holanda está longe de ser confiável como o time vice-campeão de 2010 ou o semifinalista de 2014. Mas com Van Dijk na defesa, De Jong e Depay do meio para a frente, é bom ficar de olho.
INGLATERRA
A crença é de que agora vai. Os inventores do futebol só ganharam uma Copa, a de 1966, e em casa. Mas ninguém duvida que a geração de Kane, Foden, Pickford e Arnold é a melhor desde Lineker, Shilton e Gascoigne, entre outros.
IRÃ
Primeira seleção asiática a garantir vaga, fora o anfitrião, o Irã vai para a disputa de sua sexta Copa do Mundo. O feito foi alcançado após vitória sobre o Iraque, por 1 a 0, faltando três rodadas para o final das Eliminatórias.
JAPÃO
Com a vitória sobre a Austrália, por 2 a 0, em Sidney, os japoneses garantiram vaga no Mundial do Catar. Esta será a sétima participação do Japão, que é presença garantida desde 1998. Em três oportunidades chegou as oitavas de final, feito alcançado em 2018, quando foi eliminado pela Bélgica.
MARROCOS
A seleção marroquina fez valer o fator local e goleou a República Democrática do Congo, por 4 a 1, e garantiu vaga no Mundial do Catar. A partida de ida da eliminatória decisiva havia terminado empatada em 1 a 1. Marrocos irá disputar sua sexta Copa do Mundo.
MÉXICO
A última vez que o México não se classificou para a Copa dentro de campo foi em 1982 (em 1990, a seleção foi banida de participar). Nas últimas sete edições, os mexicanos caíram nas oitavas de final. Este ano, a classificação foi conquistada somente na última rodada das Eliminatórias.
PAÍS DE GALES
Liderados por Gareth Bale, os galeses estão de volta ao Mundial após 64 anos. A vaga foi confirmada com uma vitória sobre a Ucrânia, por 1 a 0, pelas Eliminatórias Europeias.
POLÔNIA
Com gols de Lewandowski e Zielinski, a Polônia venceu a Suécia, por 2 a 0, e carimbou o passaporte para o Catar. Está será a nona participação dos poloneses em Mundiais. Os melhores resultados ocorreram em 1974 e 1982, quando alcançaram o terceiro lugar.
PORTUGAL
Cristiano Ronaldo terá a oportunidade de disputar mais uma Copa do Mundo, a quinta da carreira. A vaga foi confirmada com a vitória por 2 a 0 sobre a Macedônia do Norte, que havia eliminado a Itália na fase anterior. Está será a oitava participação dos portugueses em Mundiais.
SENEGAL
Depois de levar a melhor na Copa Africana de Nações, Senegal voltou a superar o Egito, mais uma vez nas penalidades, e estará na Copa do Mundo do Catar. Os senegaleses vão para o seu terceiro mundial. O melhor desempenho foi logo na estreia, em 2002, quando parou nas quartas de final diante da Turquia.
SÉRVIA
Na última rodada das Eliminatórias, os sérvios entraram com uma missão complicada: vencer Portugal fora de casa. E não é que conseguiram? Foi dramático, de virada, aos 45 minutos do segundo tempo, com gol de Mitrovic. Agora, foco em pensar da primeira fase no Catar. Em 2010 e 2018, não deu.
SUÍÇA
Como os sérvios, os suíços entraram na última rodada atrás da favorita Itália. Mas foram competentes diante da Bulgária enquanto os italianos tropeçavam na Irlanda do Norte. Será a quinta Copa consecutiva da Suíça. Em três das quatro anteriores, chegou às oitavas de final.
TUNÍSIA
Após vencer Mali, por 1 a 0, como visitante, a Tunísia segurou o empate em 0 a 0 como mandante e confirmou presença no Catar. A Copa do Mundo de 2022 será a sexta dos tunisianos, que nunca passaram da fase de grupos.
URUGUAI
Bicampeã mundial, a seleção uruguaia garantiu vaga no Mundial do Catar com uma rodada de antecedência, ao vencer vencer o Peru, por 1 a 0, em Montevidéu. Esta será quarta participação seguida da Celeste Olímpica, que ficou de fora da Copa do Mundo pela última vez em 2006.