A trajetória de Neymar na Seleção Brasileira começou no dia 10 de julho de 2010, no Estádio New Meadowlands, em Nova Jersey, pouco mais de um mês após a eliminação da equipe de Dunga no Mundial da África do Sul. Na ocasião, o craque fez sua estreia com a amarelinha e também marcou o primeiro gol da vitória de 2 a 0 sobre os Estados Unidos. Nesta sexta-feira (7), o atacante reencontra a sua primeira vítima, às 21h45min, no mesmo local em que começou sua história há oito anos.
O jogador, na época com apenas 18 anos, fora convocado por Mano Menezes e, ao lado de Paulo Henrique Ganso, era o simbolo da renovação do time. Apesar de também ser a estreia do então treinador, os "Meninos da Vila" é que foram os protagonistas.
Robinho, o único remanescente da Copa, tinha a missão de comandar a garotada no ataque. Mano mandou para campo: Victor; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e André Santos; Lucas, Ramires e Ganso; Neymar, Pato e Robinho.
O primeiro gol do camisa 10 pelo Brasil demorou apenas 28 minutos. Neymar aproveitou um ótimo cruzamento de André Santos e cabeceou no canto direito de Tim Howard. Alexandre Pato, na época jogador do Milan, também marcou e fechou o placar: 2 a 0.
Desde então, o craque conquistou a Copa das Confederações de 2013 e a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. Hoje, já soma 57 gols com a amarelinha, sendo o quarto maior artilheiro da história da Seleção. Apenas Pelé, com 95 gols, Ronaldo, com 67 e Zico, com 66, marcaram mais vezes do que o novo capitão de Tite.