A seleção mexicana viu o sonho do primeiro título mundial de sua história acabar na derrota para o Brasil. E mais uma vez, no pesadelo das oitavas de final. Pela sétima vez consecutiva, o México passou da fase de grupos, mas caiu na primeira etapa do mata-mata da Copa do Mundo.
A última vez que o México passou das oitavas foi em 1986, quando sediou a Copa pela segunda vez. Ficou em primeiro num grupo com Paraguai, Bélgica e Iraque. Nas oitavas, passou pela Bulgária. Caiu nas quartas ao perder para a Alemanha Ocidental nos pênaltis. Depois de ser banido da Copa de 1990, o pesadelo das oitavas começou em 1994.
Nos Estados Unidos, ficou em primeiro num grupo com Irlanda, Itália e Noruega. Contudo, perdeu para a Bulgária nos pênaltis.
Na França, em 1998, ficou em segundo no grupo, atrás da Holanda e à frente de Bélgica e Coreia do Sul. Mas caiu para a Alemanha por 2 a 1.
Em 2002, na Ásia, voltou a ficar em primeiro no grupo, que tinha Itália, Croácia e Equador. Nas oitavas, foi surpreendido e perdeu para os Estados Unidos por 2 a 0.
Na Alemanha, em 2006, ficou atrás de Portugal, mas passou superando Angola e Irã na chave. Na fase seguinte, perdeu por 2 a 1 na prorrogação para a Argentina.
Em 2010, na África do Sul, ficou atrás do Uruguai e à frente de África do Sul e França. Voltou a ser eliminada pela Argentina, desta vez perdendo por 3 a 1 nas oitavas.
Na Copa do Brasil, em 2014, ficou com o mesmo número de pontos da Seleção Brasileira no Grupo A, mas terminou em segundo pelo saldo de gols e à frente de Croácia e Camarões. Parou na Holanda, por 2 a 1.
Na Rússia, surpreendeu no início da Copa ao vencer a Alemanha. Depois terminou em segundo do grupo, atrás da Suécia. A derrota para a Seleção Brasileira por 2 a 0 encerra mais uma vez a participação mexicana nas oitavas.