O jogo entre Brasil e Bélgica, nesta sexta-feira (6), pelas quartas de final da Copa do Mundo, pode ser a partida mais disputada do torneio. De um lado, a melhor defesa empatada com Uruguai — Alisson sofreu apenas um gol até agora. Do outro, o melhor ataque — os belgas fizeram 12 gols, quatro deles feitos por Lukaku. Mas o duelo mais interessante da partida talvez seja o inverso: a vulnerável defesa europeia contra os tímidos centroavantes brasileiros.
Se o ataque funciona perfeitamente, a defesa da Bélgica sofreu gols em dois jogos, contra os modestos Japão e Tunísia. E se o sistema defensivo brasileiro está intacto, Gabriel Jesus ainda não balançou as redes. O confronto marcará o reencontro entre o centroavante brasileiro e Kompany, capitão e companheiro de Manchester City. O zagueiro belga conhece bem o ex-jogador do Palmeiras e, inclusive, é fã declarado.
— Extremamente impressionado com Gabriel Jesus. Ele tem muita habilidade, força e ritmo, e é um cara cabeça-fria. Então tem tudo para ser um astro de ponta no Campeonato Inglês — afirmou Kompany em 2017, logo após a estreia do atacante.
Kompany pode falar que tem sorte de jogar ao lado de Gabriel Jesus, já que não precisa marcá-lo de perto. Porque, contra outro brasileiro, a história é diferente. Reserva na Seleção, Roberto Firmino é titular do Liverpool e costuma se dar bem quando enfrenta o Manchester City na Inglaterra. Inclusive, fez seu primeiro gol contra o adversário e dá muita dor de cabeça ao belga.
Confira o histórico
Na primeira temporada, Firmino enfrentou o City três vezes e fez dois gols. No primeiro jogo, Kompany estava lesionado e não atuou. No segundo, o belga foi bem e não deu espaços ao brasileiro, conquistando nos pênaltis a Copa da Liga Inglesa. No terceiro, viu Firmino se desprender de sua marcação e bater colocado na saída do goleiro. Era só o começo.
Na temporada 2016/2017, Firmino jogou mais duas vezes contra o Manchester City. No primeiro jogo, participou do gol da vitória marcado por Wijnaldum, puxando contra-ataque. No segundo, Kompany mais uma vez não jogou, lesionado.
Nesta temporada, em que os jogos começaram a ferver entre Liverpool e City. Em setembro de 2017, Gabriel Jesus fez dois e os azuis venceram por 5 a 0. Em janeiro deste ano, Firmino marcou e garantiu vitória por 4 a 3 no Campeonato Inglês. Mas foi na Liga dos Campeões que o alagoano frustrou os planos de Kompany.
Com duas grandes exibições nas quartas de final, Firmino venceu o City em Anfield, com direito a assistência para Salah na vitória por 3 a 0 em um ataque que envolveu por completo a defesa liderada por Kompany. Em Manchester, na semana seguinte, o gol que garantiu de vez a classificação também saiu de seus pés.
Seja qual for o atacante que Tite escolher para começar jogando contra a Bélgica, uma coisa é certa: o capitão Kompany sabe bem dos perigos que terá pela frente. A partida das quartas de final da Copa é nesta sexta, às 15h.