Pouco antes do jogo de estreia da Copa 2018, entre Rússia e Arábia Saudita, às 12h (horário de Brasília) desta quinta-feira (14), ocorre a cerimônia de abertura do torneio, às 11h30min, no estádio Lujniki, em Moscou.
Mais modesta e curta neste ano, a abertura da Copa focará nos shows de música. Além da presença do ex-jogador brasileiro Ronaldo Nazário, farão parte os cantores Robbie Williams e Aida Garifullina.
A seguir, veja quem são as atrações principais do show de abertura.
Robbie Williams
Robert Peter Williams nasceu em 13 de fevereiro de 1974, em Stoke-on-Trent, no oeste da Inglaterra. Começou a carreira na boyband Take That, na qual não era o "líder" do grupo e tinha o papel de bad boy.
Depois que deixou o quinteto, em 1995, tornou-se um dos maiores e mais carismáticos astros da música pop britânica das últimas décadas. Em meio a crises de depressão e problemas com drogas e álcool, vendeu dezenas de milhões de discos.
Chegou a número um no Reino Unido graças a Angels (veja o clipe abaixo). Outros sucessos mundiais seus são Feel, She's the One, Love My Life, Rock DJ, entre outras.
Aos 44 anos, fã declarado de futebol e considerado bom de bola, Robbie Williams declarou em seu site que participar da abertura da Copa é um sonho:
— Eu estou muito feliz e animado por voltar à Rússia para uma performance tão única. Fiz muito na minha carreira, e a abertura da Copa do Mundo para um público de 80 mil pessoas no estádio e outros milhões no mundo todo é um sonho de infância.
Aida Garifullina
Robbie Williams é um astro pop de fama internacional. Mas e Aida Garifullina? A soprano russa foi escolhida para fazer dueto com o cantor britânico para representar o país-sede da Copa.
Aida Garifullina é uma cantora lírica que nasceu em 30 de setembro de 1987, em Kazan — coincidentemente é uma das sedes da Copa.
Embora o estilo musical não seja tão popular, ela não é tão anônima: fez papéis de destaque como soprano em óperas renomadas de grandes companhias europeias; já dividiu palco com Plácido Domingo, Andrea Bocelli, Juan Diego Flórez e Hvorostovsky; ganhou um concurso internacional no ramo em 2013; e fez uma ponta no filme Florence: Quem é essa mulher?, em 2016, estrelado por Meryl Streep e Hugh Grant. Abaixo, veja um de seus clipes:
Os organizadores da abertura da Copa prometeram um novo formato para a cerimônia, com foco em apresentações musicais. A ideia é manter a celebração do futebol e do país-sede. Por isso a aposta em Aida Garifullina, considerada uma das vozes jovens mais elogiadas da Rússia .
— Nunca imaginei que faria parte de uma celebração tão grande como essa, numa Copa do Mundo, acontecendo no meu país — afirmou a solista da Opera de Viena nesta semana.