Não espere um adversário fácil para a Seleção Brasileira na última partida antes de sua estreia na Copa do Mundo da Rússia. No domingo (10), exatamente uma semana antes da estreia no Mundial, a equipe de Tite enfrenta a Áustria, na casa dos adversários, em Viena. O jogo será às 11h (horário de Brasília) e terá transmissão ao vivo.
E os austríacos vêm embalados: venceram a Alemanha, atual campeã do mundo, de virada, por 2 a 1, jogando fora de casa. Antes do triunfo sobre os algozes brasileiros, o próximo adversário da Seleção venceu também a Rússia, anfitriã da Copa. E olha que a Áustria nem conseguiu se classificar para a Copa 2018.
Estilo de jogo
A equipe do técnico Franco Foda investe no toque de bola e na marcação forte sobre os adversários. Gosta também de buscar o contra-ataque: usou essa característica para surpreender a Alemanha no último confronto, que marcou a sexta vitória consecutiva da Áustria.
Não classificada
Com quatro vitórias, três derrotas e três empates, somando 15 pontos, a Áustria não conseguiu passar nas Eliminatórias. O lugar, no seu grupo, ficou com a Sérvia, que somou 21 pontos. Faziam parte do grupo, além da Áustria e da Sérvia, também a Irlanda, País de Gales, Geórgia e Moldávia.
Histórico em Copas
A melhor colocação da Áustria foi há muito tempo: um terceiro lugar na Copa de 1954, na Suíça. A última participação em uma Copa do Mundo foi em 1998, na França, quando não passou da fase de grupos. Desde então, a equipe não conseguiu se classificar novamente.
Confrontos com o Brasil
O duelo entre Brasil e Áustria é antigo e já aconteceu nove vezes. Em sete amistosos e dois jogos de Copa do Mundo (em 1958 e 1978), a Seleção Brasileira nunca perdeu para a Áustria. Foram seis vitórias e três empates nesse confronto.
O último duelo aconteceu em novembro de 2014, com vitória brasileira por 2 a 1. Foi naquela partida que Roberto Firmino marcou seu primeiro gol com a camisa da Seleção. Nas nove partidas, o Brasil marcou 14 gols e sofreu cinco.
Por que enfrentar a Áustria?
A ideia da comissão técnica é fazer uma espécie de preparação para a partida contra a Suíça, que a Seleção Brasileira enfrenta em sua estreia na Copa do Mundo 2018.