Considerada uma das favoritas ao título Mundial da Rússia, o empate do Brasil diante da Suíça repercutiu pelo mundo. O resultado da equipe comandado por Tite foi considerado pelos jornais internacionais frustrante.
Os periódicos comentaram sobre o favoritismo da Seleção pentacampeã, porém a atuação do árbitro mexicano Cesar Ramos teve em destaque nas análises.
Os lances no confronto em Rostov foram lembrados pela imprensa mundial. O mais polêmico deles foi o gol da Suíça, marcado por Zuber, que empurrou Miranda no lance. Depois, um pedido de pênalti em cima de Gabriel Jesus. Em nenhuma das jogadas foi solicitado o árbitro de vídeo.
O jornal espanhol Marca mancheteou: "Brasil reclamou de um empurrão de Zuber em Miranda antes de finalizar para o gol. O áritro deu validade ao gol suíço".
O também espanhol Diario Sport ressaltou: "Indignação no Brasil por um possível pênalti sobre Gabriel Jesus. Havia contato".
O argentino Diario Ole afirmou que houve o empurrão no zagueiro Miranda: "Polêmica no gol da Suíça: Zuber empurrou Miranda antes de cabecear".
Já o periódico português Record ressaltou as inúmeras faltas cometidas pela Suíça em cima do atacante Neymar:
O inlgês The Guardian também exalta a polêmica falta de Zuber em Miranda no gol suíço: "Suíça de Zuber lidera empate controverso que impediu vitória do Brasil".