Um dos árbitros brasileiros do quadro da Fifa, o gaúcho Anderson Daronco contará com o VAR tanto na Copa do Brasil como, possivelmente, na Libertadores. A CBF aproveitou a pausa para a Copa do Mundo e promove um treinamento, até este final de semana, sobre os protocolos de utilização. Falando por telefone de Águas de Lindoia, no interior de São Paulo, Daronco informa que está impedido de analisar os lances do Mundial, mas destaca que o vídeo vai ajudar todos os envolvidos com o futebol, não só quem está com o apito:
– A arbitragem de vídeo vai ajudar a melhorar a performance do juiz e melhorar o esporte. O VAR veio para ficar, só que é preciso um aprendizado para todos: árbitros, jogadores, imprensa, torcedores. Aos poucos, da forma que formos treinando e nos familiarizando, vamos nos apropriar dos usos, do protocolo. Partiremos de um estágio inicial para pontos ainda mais positivos. A eficácia no uso, a revisão, a qualidade da interpretação, tudo isso vai melhorar com o passar do tempo.
Ainda não há previsão de uso do árbitro de vídeo no Campeonato Brasileiro. Na Copa do Brasil, o VAR será utilizado a partir das quartas de final, fase que começa em agosto, após a Copa do Mundo. Na Libertadores, a Conmebol ainda não definiu a partir de que momento o recurso será adotado: no ano passado, o vídeo fez parte das semifinais e finais. Neste ano, a ideia inicial era utilizá-lo das oitavas em diante, mas a entidade ainda busca uma empresa para providenciar todo o equipamento.