É uma terça-feira com quatro jogos decisivos para a Copa do Mundo – como assim serão todos até quinta. Pelos grupos C e D, o dia é de definir classificados e líderes, e definir as oitavas de final da competição.
A manhã é mais tranquila. Ao menos se você for francês ou dinamarquês. Há grande risco de um empatezinho amigo que garanta as duas seleções na próxima fase sem maiores sustos. Por isso, os australianos estão de olho em sua partida e no duelo entre os adversários da chave.
Mas é no turno da tarde que a vida vai ser mais divertida. Principalmente para quem não é argentino. Os “amigos” sul-americanos jogam sua sobrevivência na Copa do Mundo contra a Nigéria (infelizmente, uma tradicional freguesa dos hermanos). Mas precisarão cuidar da Islândia, que joga contra uma Croácia não tão interessada assim neste último jogo.
Um bom aperitivo para quando chegar a nossa quarta-feira dramática de cuidar a partida do Brasil e, se alguma coisa não der certo, dar uma força para os costa-riquenhos. E, claro, ver quem vai junto para as oitavas de final na equilibrada chave de Alemanha, Suécia, México e Coreia do Sul.
TERÇA-FEIRA (26) – 15H
Argentina x Nigéria (RBS TV, SporTV e Fox Sports) e Islândia x Croácia (SporTV 2 e Fox Sports 2)
Nota do editor: estamos na terceira semana da Copa e seguimos sem receber qualquer página de jornal argentino apoiando a Seleção. Sendo assim, seguiremos torcendo para a Argentina... ser eliminada!
De todos os jogos que o dia reserva, nada será mais importante do que Argentina x Nigéria, às 15h. Primeiro porque é praticamente um mata-mata em que ambos precisam da vitória. Se vencerem, os africanos se garantem na segunda fase. Os argentinos também precisam ganhar para ainda ter chances de ir para as oitavas. Um empate elimina os sul-americanos. Mas não classifica os nigerianos. Eles dependerão de Islândia x Croácia, do qual trataremos depois.
Até porque o caso argentino é bem mais intenso. Depois de empatar com a Islândia e ser goleado pela Croácia, o time de Messi e companhia ganhou sobrevida com a vitória da Nigéria. Isso freou, de certa forma, o motim que os jogadores armaram contra o técnico Jorge Sampaoli. Por via das dúvidas, o treinador apelou para um sistema mais conservador, chamando os jogadores cascudos para a decisão. Os nigerianos, depois de uma estreia ruim, reagiram e chegam motivadíssimos para a partida.
Ao mesmo tempo, a Islândia precisa vencer a Croácia. A tarefa pode não ser tão árdua já que os líderes do Grupo C avisaram que pouparão jogadores.
Nigéria avança se:
- vencer.
- Empatar e Islândia não vencer por dois gols.
Islândia avança se:
- Vencer e Argentina ganhar da Nigéria por menor diferença de gols.
- Vencer por dois ou mais gols e Nigéria empatar.
Argentina avança se:
- Vencer e Islândia não ganhar.
- Vencer por um gol a mais do que a vitória da Islândia.
TERÇA-FEIRA (26) – 11H
França x Dinamarca (RBS TV, SporTV e Fox Sports) e Austrália x Peru (SporTV 2 e Fox Sports 2)
O arranjo de resultados, aquela prática tão comum no futebol (como a que apresentamos na edição de ontem, entre Alemanha e Áustria em 1982), tem um de seus melhores nomes dado pelos italianos. Eles chamam de “biscotto”. A tradução é biscoito mesmo. A explicação para esse apelido é ainda melhor. Principalmente, porque são duas.
1 – Biscoito é uma derivação do latim “bis” (duas vezes) e “coctus” (cozido). A partir disso, o doce seria cozido duas vezes para agradar os dois envolvidos – e prejudicar o terceiro.
2 – Nas corridas de cavalo, os próprios donos dos favoritos davam um biscoito com sedativos aos animais, para prejudicar seus desempenhos e apostar nos azarões. E, assim, ganhar dinheiro em parceria com os proprietários dos pangarés.
Pois os australianos estão loucos de medo de um biscotto em França x Dinamarca, às 11h. Um empate deixa os franceses em primeiro lugar e garante os dinamarqueses na segunda fase. Os socceroos, que enfrentam os peruanos no mesmo horário, precisam vencer e torcer pela vitória da França.