Chegada a segunda rodada da Copa do Mundo na Rússia, as partidas desta quarta-feira (20) mostram contornos de definição. Pelo Grupo B, depois da estreia com três impressionantes gols no empate contra a Espanha, Cristiano Ronaldo pode acirrar o duelo da península ibérica pela classificação às oitavas. No primeiro jogo do dia, às 9h, no palco da final em Moscou, Portugal enfrenta um Marrocos pressionado pela derrota com gol contra nos últimos minutos da partida contra o Irã.
À tarde, na Arena Kazan, a Espanha tenta esfriar o otimismo dos iranianos para endurecer o páreo na briga pelas duas vagas à próxima fase. A Fúria viu escapar a vitória no embate contra a seleção do astro do Real Madrid e agora não tem margem para qualquer excesso de confiança contra a única integrante do grupo com três pontos na tabela.
Enquanto você almoça, o Uruguai poderá saborear a classificação contra a Arábia Saudita, na Arena Rostov. Com o segundo triunfo da Rússia na última terça-feira (19), por 3 a 1 sobre o Egito, uma vitória da Celeste deixa para a última partida contra a anfitriã da Copa apenas a definição de quem terminará a primeira fase como líder do Grupo A. Isso, claro, se o tempero árabe não surpreender nossos vizinhos com um resultado indigesto.
Marcas e história
Cristiano Ronaldo tentará repetir a heroica atuação na estreia na Copa do Mundo da Rússia, desta vez contra Marrocos, que lambe as feridas após sofrer gol contra que valeu dolorosa derrota nos acréscimos para o Irã.
Os três gols no empate em 3 a 3 com a Espanha, colocaram o atual melhor do mundo na posição de quarto jogador a balançar as redes em quatro Copas.
– Estou muito feliz, é uma boa marca pessoal, mais uma para minha carreira – avaliou CR7.
Se o portuga vier a repetir o desempenho do primeiro jogo, será o primeiro anotar três gols de forma consecutiva em uma Copa do Mundo (vale pedir quantas músicas no Fantástico, Tadeu?) e alcançaria Eusébio na liderança de artilheiros de seu país na maior competição do futebol.
Mas, na outra metade do gramado, a seleção do Marrocos garante que não vai facilitar a vida do craque do Real Madrid. Os marroquinos não sofreram um gol sequer nas eliminatórias africanas para a Copa da Rússia, competição que disputam pela primeira vez em 20 anos. E se você é do tipo de torcedor que valoriza a história, tem argumento em favor da equipe norte-africana. O jogo de hoje será o segundo contra Portugal em Mundiais. No primeiro, em 1986, no México, deu 3 a 1 para o Marrocos na fase de grupos. O porém é que os Leões não vencem uma partida de Copa desde 1998.
Apesar de a classificação se apresentar como desafio monumental, o meia Fayçal Fajr se recusa a aceitar derrota antecipada:
– Os portugueses têm dois pés, duas pernas e são humanos como nós. Perdemos uma batalha, mas não perdemos a guerra. Não estamos mortos.
Suspensão ignorada
Joseph Blatter, ex-presidente da Fifa suspenso por corrupção, pretende estar hoje nas arquibancadas do Estádio Luzhniki, em Moscou, para assistir ao jogo entre Portugal e Marrocos. Aos 82 anos, ele foi suspenso em fevereiro de 2016 pelo tribunal interno da Fifa de qualquer atividade relacionada ao futebol durante seis anos, após ser revelado suspeito repasse de 1,8 milhão de euros ao francês Michel Platini. Gianni Infantino assumiu a Fifa.
Blatter tem programada reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, autor do convite que passou por cima da determinação da federação internacional – 1 a 0 para os anfitriões no jogo de poder.
Confiança em jogo
A Espanha mede forças hoje com o Irã, em Kazan, buscando três pontos vitais para suas aspirações às oitavas da Copa do do Mundo. Após empate com Portugal (3 a 3), a Fúria também vai a campo com a missão de espanar as penas do frango que colocou no goleiro David de Gea a culpa pelo tropeço na estreia.
– David vai jogar. Tem toda minha confiança e não nos cansamos de dizer que está entre os três melhores goleiros do mundo – sustentou o técnico Fernando Hierro.
Antes da inédita partida entre as duas seleções, que ainda marca o 100º jogo do zagueiro Piqué pela Espanha, a única dúvida de Hierro parecia estar na lateral direita, onde poderia reaparecer o titular Dani Caravajal, recuperado dos problemas musculares.
Os tropeços do Brasil diante da Suíça (1 a 1) e da Alemanha contra o México (0 a 1) forjam o discurso humilde da Fúria.
– Amanhã (nesta quarta) temos uma nova final – afirmou o experiente Andrés Iniesta.
Após vitória sobre Marrocos (1 a 0), o Irã lidera o Grupo B e, com mais um triunfo, praticamente se garante nas oitavas.
A largada otimista inflou a confiança do time persa para estender o tapete até a classificação:
– Se a partida contra Marrocos foi a final da Copa do Mundo para nós, com a Espanha será a final da Copa do Universo – afirmou o técnico do Irã, o português Carlos Queiroz.
Para ficar tudo azul
O Uruguai parte como favorito contra a Arábia Saudita, na Arena Rostov, às 12h de hoje. Vinda de vitória por 1 a 0 contra o Egito na primeira partida, a Celeste tentará aproveitar a fragilidade dos sauditas, vítimas da primeira goleada da Copa logo em jogo inaugural, ao sofrer um acachapante 5 a 0 para os anfitriões russos.
Com o centroavante Luis Suárez em campo pela centésima vez, o Uruguai pode assegurar vaga nas oitavas de final se sair com os três pontos. É o que aponta a lógica. Mas nessa mesma Copa não faltam exemplos de que a zebra marcou presença em solo russo e pode vir a riscar o azul celeste com suas listras.
Dia de centenários
Comemoração garantida mesmo hoje só para o zagueiro espanhol Gerard Piqué e o centroavante uruguaio Luis Suárez. Ambos irão jogar sua 100ª partida com a camisa da seleção de seus países.
JOGOS DE QUARTA
Portugal x Marrocos
- Horário: 9h (horário de Brasília)
- Local: Estádio Luzhniki, em Moscou
- Como acompanhar: RBS TV, SporTV e Fox Sports
Uruguai x Arábia Saudita
- Horário: 12h (horário de Brasília)
- Local: Arena Rostov, em Rostov-on-Don
- Como acompanhar: RBS TV, SporTV e Fox Sports
Irã x Espanha
- Horário: 15h (horário de Brasília)
- Local: Arena Kazan, em Kazan
- Como acompanhar: RBS TV, SporTV e Fox Sports