Tite vai levar Marcelo Grohe? Grohe e Geromel? Grohe, Geromel e Arthur? Grohe, Geromel, Arthur e Luan? E agora até o Everton está querendo.
Respostas que só o técnico vai dar na próxima segunda-feira, no Rio de Janeiro, quando anunciar a lista com os 23 convocados para a Copa do Mundo da Rússia.
Os gremistas aguardam com ansiedade. Desde 2002 nenhum jogador do Grêmio é convocado pelo Brasil para jogar o Mundial.
Uma história que começou em 1966, na Inglaterra. Alcindo foi o primeiro tricolor chamado para jogar uma Copa do Mundo. Depois vieram Everaldo, Batista, Paulo Isidoro, Valdo, Anderson Polga e Luizão. 52 anos depois teremos um novo chamado?
Lista de gremistas convocados pelo Brasil nas Copas
1 - Alcindo - 1966 - Alcindo Martha de Freitas
Conhecido como "Bugre", Alcindo chegou ao time principal do Grêmio em 1964 e destacou por sete anos. Na Copa da Inglaterra, entrou em campo duas vezes. É o maior artilheiro a história do Grêmio. Morreu em 2016, aos 71 anos, em função da diabetes.
2 - Everaldo - 1970 - Everaldo Marques da Silva
Titular do timaço tricampeão do mundo em 1970, Everaldo chegou na base do Grêmio em 1957, aos 13 anos. Foi o primeiro atleta atuando por um clube gaúcho a ganhar uma Copa do Mundo. Por este feito, o lateral esquerdo ganhou uma estrela dourada na bandeira do Grêmio. Morreu em 1974, aos 30 anos, vítima de acidente de trânsito na BR-290, em Cachoeira do Sul.
3 - Batista - 1982 - João Batista da Silva
O volante fez carreira no Inter mas por problemas com a direção colorada ainda em 1981 fez com que fosse parar no Grêmio. Jogou apenas uma temporada no Estádio Olímpico. Suficiente para levá-lo ao mundial da Espanha. Batista hoje está com 63 anos e atua como comentarista esportivo do canal pago, Sportv.
4 - Paulo Isidoro - 1982 - Paulo Isidoro de Jesus
Mineiro de Matozinhos (MG), Paulo Isidoro chegou ao Grêmio em 1980 e fez parte do time campeão brasileiro de 81. Na Copa de 82, o meia atuou em seis partidas. Hoje, está com 64 anos.
5 - Valdo - 1986 - Valdo Cândido Filho
Criado no Figueirense (SC), Valdo chegou ao Grêmio em 1984. Chamado por Telê Santana para a Copa do México, ficou sempre no banco. Deixou o Estádio Olímpico em 1988 para jogar no Benfica (Portugal) e voltou para uma breve passagem em 2002. Encerrou a carreira no Botafogo dois anos depois. Hoje, aos 54 anos, é técnico de futebol no Congo.
6 - Anderson Polga - 2002 - Anderson Corrêa Polga
Gaúcho de Santiago, Anderson Polga se destacou no Grêmio campeão da Copa do Brasil de 2001, com Tite de técnico. Começou como volante mas fez sucesso como zagueiro. Esteve em dois jogos na Copa do Japão e da Coréia, atuando numa linha de três zagueiros. Hoje, tem 39 anos. Encerrou a carreira em 2012, no Corinthians.
7 - Luizão - 2002 - Luiz Carlos Bombonato Goulart
O atacante jogou apenas seis partidas no Grêmio e fez um gol em 2002. A estratégia de jogar em Porto Alegre fez parte do plano de Luiz Felipe Scolari para convocá-lo para a Copa daquele ano. Felipão disse à época que só convocaria jogador que tivesse contrato com algum clube. Luizão havia deixado o Corinthians e acertou com o tricolor gaúcho antes de voltar para a Europa, onde jogaria no Hertha Berlim. Hoje, aos 42 anos, o ex-jogador atua como empresário.