O Centro de Mìdia do Maracanã tem capacidade para 1,2 mil jornalistas. O imenso salão instalado sob as arquibancadas do estádio, depois da Copa, voltará a ser estacionamento para autoridades. Mas, na quinta-feira, o mídia center era território francês e alemão.
Leia todas as notícias sobre a Copa do Mundo de 2014
Confira os confrontos das quartas de final do Mundial
Os jornalistas dos dois países formavam, pelo menos, um terço do contingente de repórteres, cinegrafistas e fotógrafos que circularam por ali. As entrevistas coletivas dos técnicos Didier Deschamps e Joachim LöW foram as mais concorridas.
Uma rápida conversa com jornalistas dos países envolvidos na decisão desta sexta-feira mostra um misto de confiança e respeito pelo adversário. Confira a seguir o que dizem alguns deles sobre o jogaço no Maracanã:
"A Alemanha não chega como grande favorita. Está oscilando bastante, teve grande problemas contra a Argélia. Será um jogo de estratégia, com papel fundamental dos técnicos. Vejo Joachim Löw muito seguro e tranquilo do que está fazendo"
Christian-Hans Kamp
Repórter do Frankfurter Allgemeine Zeintung, jornal, como diz o nome, de Frankfurt.
"Acredito que seja 50% a 50%. Mas há uma diferença: a França tem só dois jogadores tops, Benzema e Pogba. Ainda não pegou um time com o nivel da Alemanha para ser testada de fato. A Alemanha tem melhor time, melhores jogadores e um gerenciamento técnico melhor"
Adam Dirk
Alemão, mas que trabalha para a francesa Eurosport.com
"É um confronto muito equilibrado, mas com ligeiro favoritismo para a França, algo como 51% a 49%. Ambos têm bons jogadores, mas a atmosfera francesa é muito boa, esperava-se pouco, até seis meses nem se sabia se estariana Copa. Ao contrário da Alemanha, que chegou como favorita e está em débito".
Jean-Baptiste Renet
Repórter do L'Equipe, o principal jornal esportivo da França
"A Alemanha é a favorita neste confronto. A França é um time jovem, está nos surpreendendo com essa campanha. Esteve perto de ser eliminada na repescagem e apresentou um crescimento ótimo na Copa"
Gildas Crozon
Repórter do Le Courrier de l'Quest, de Angers, cidade como conhecida "Capital do desenvolvimento sustentável"
Sem favorito
Jornalistas estrangeiros apontam equilíbrio no confronto entre França e Alemanha
Seleções enfrentam-se às 13h desta sexta-feira no Maracanã, no Rio
GZH faz parte do The Trust Project