Horas depois de ter sido punido pela Fifa, Luis Suárez já está a caminho do Uruguai. Quem confirmou a viagem foi o presidente da Federação Uruguaia de Futebol, Wilmar Valdez, claramente abalado pela situação envolvendo o principal jogador da sua seleção.
- Suárez já viajou. Ele vai ficar um tempo em Montevidéu para descansar - disse o dirigente, na tarde desta quinta-feira.
Vampiro uruguaio: relembre as mordidas desferidas por Luis Suárez
Leia todas as notícias sobre a Copa 2014
Confira a tabela completa do Mundial
Luisito Suárez foi punido após ter dado uma mordida no zagueiro italiano Chiellini no clássico da última terça-feira, na Arena das Dunas, em Natal, quando o Uruguai venceu por 1 a 0 e garantiu sua vaga nas oitavas de final da Copa.
Ele foi suspenso de nove jogos oficiais, banido de qualquer atividade relacionada ao futebol pelos próximos quatro meses, não podendo sequer entrar em estádios, o que interfere em seu trabalho no Liverpool, e ainda recebeu multa de 100 mil francos suíços - cerca de US$ 110 mil. A Adidas, um dos patrocinadores do atacante, suspendeu as atividades publicitárias com Suárez durante o Mundial.
Por causa da punição, Suárez está impedido de entrar nos estádios da Copa e não pode ir nem mesmo na concentração do Uruguai. Ele teve, inclusive, a sua credencial confiscada pela Fifa, depois que a entidade anunciou a punição. Assim, o atacante resolveu ir embora do Brasil, já que não poderá estar perto dos companheiros para a partida de sábado, contra a Colômbia, no Maracanã.
O companheiro de equipe, o zagueiro e capitão do Uruguai, Diego Lugano, publicou em suas contas do Twitter e Facebook uma mensagem de apoio. No texto, o atleta fala em "indignação" e "impotência", além de afirmar que "não nos julgam com a mesma lei".
O presidente da Federação Uruguaia de Futebol confirmou que vai recorrer da punição. Mas admitiu que não vê qualquer chance de reverter a decisão.
- Foi injusto o que a Fifa fez - considerou Wilmar Valdez.