A cerca de oito meses da abertura da Copa do Mundo de 2014, técnicos da Fifa realizaram nesta quarta-feira inspeção no gramado da Arena Corinthians, no bairro de Itaquera, em São Paulo. De acordo com a construtora responsável pelas obras, após os testes o piso foi aprovado em todas as especificações: textura/dureza, resistência à tração, densidade/uniformidade, nivelamento, temperatura e umidade.
O gramado terá uma subestrutura com sistemas de drenagem a gravidade e por sucção (este só usado em dias de chuvas intensas antes ou durante uma partida). Em meio às raízes da grama, cujas sementes foram importadas dos Estados Unidos (do tipo Raygrass, especial para o inverno e muito usado em campos europeus), circulam milhares de metros de finos tubos de plásticos pelos quais o sistema faz circular água gelada para que, durante o verão, ela se mantenha viva e apta para jogos, assim como nas outras estações do ano.
Apesar de pronto, o gramado ainda recebe tratamentos diários de adubagem, cortes e irrigação por meio de aspersores já instalados. Nos próximos dias vai haver um novo "plantio", mas dessa vez será de grama artificial, cujas fibras sintéticas serão introduzidas até as raízes da grama natural. Este tipo ocupará apenas 7% da área total do gramado.