A 33ª rodada do Campeonato Brasileiro se encerra nesta segunda-feira (18), com duas partidas, mas já teve como destaque o encaminhamento do título do Flamengo. Com a vitória sobre o Grêmio, o Rubro-Negro pode ser campeão até mesmo sem entrar em campo no próxima final de semana. Para isso, basta que o Tricolor não perca para o Palmeiras, no Allianz Parque, no domingo.
Derrotado pelo Flamengo, o Grêmio ainda tem três pontos de vantagem para o São Paulo na disputa pelo G-4. O Inter empatou com o Corinthians, no Itaquerão, em confronto direto, e se manteve na zona de classificação para a Libertadores de 2020.
Na parte de baixo da tabela, Botafogo e Ceará perderam, e o Fluminense apenas empatou. Com isso, o Cruzeiro tem chance de deixar o Z-4 e subir para o 14º lugar na tabela se vencer o lanterna Avaí nesta segunda-feira, no Mineirão. O outro jogo do dia é o confronto entre Vasco e Goiás, em São Januário.
Grêmio 0 x 1 Flamengo
Menos de um mês após a goleada de 5 a 0 sofrida na semifinal da Libertadores, o Grêmio reencontrou o Flamengo nesse domingo, na Arena, pelo Brasileirão. Mesmo com Jorge Jesus tendo escalado oito reservas para iniciar o jogo, o Rubro-Negro conseguiu vencer a partida. O único gol do confronto foi marcado por Gabigol, em pênalti bastante contestado pelo Tricolor.
Apesar da derrota, o Grêmio ainda tem uma vantagem de três pontos para o São Paulo na briga por G-4. Já o Flamengo se aproximou do título. O Rubro-Negro será campeão se o Palmeiras não vencer o Tricolor no próximo domingo.
Corinthians 0 x 0 Inter
O Inter foi ao Itaquerão e empatou com o Corinhians por 0 a 0. O Colorado teve o domínio da partida no primeiro tempo, mas não aproveitou para abrir vantagem. Na segunda etapa, o jogo ficou mais equilibrado, e o time paulista teve as melhores chances.
Com o empate, o Inter se manteve à frente do Corinthians na classificação. Os dois times têm 50 pontos, mas os gaúchos levam vantagem pelo número de vitórias. O Colorado é sétimo colocado e está na zona de classificação para a Libertadores porque o Athletico-PR - campeão da Copa do Brasil - está no Z-4.
Santos 1 x 1 São Paulo
A rodada foi aberta com um clássico. No sábado, o Santos recebeu o São Paulo na Vila Belmiro. O duelo de técnicos ofensivos entre Jorge Sampaoli e Fernando Diniz terminou sem vencedor. Carlos Sánchez, de pênalti, abriu o placar para o Peixe no primeiro tempo, mas Daniel Alves igualou tudo na etapa final. O resultado manteve o Santos em terceiro lugar e fez o São Paulo perder o quinto posto para o Athletico-PR.
Fluminense 1 x 1 Atlético-MG
Desesperado na luta contra o rebaixamento, o Fluminense recebeu o Atlético-MG no Maracanã e não conseguiu a vitória. O time carioca saiu na frente com gol contra de Patric, mas o argentino Di Santo igualou para os mineiros. Com o empate, o Tricolor carioca entrará no Z-4, nesta segunda-feira, em caso de vitória do Cruzeiro sobre o Avaí.
Bahia 1 x 1 Palmeiras
Ainda com esperança de título, o Palmeiras foi a Salvador e ficou no 1 a 1 com o Bahia. O time da casa saiu na frente com Arthur Caíke, em cobrança de falta. Borja igualou o placar, mas a reação não foi suficiente para uma virada. Com o empate do time paulista, o Flamengo poderá ser campeão na próxima rodada. O Palmeiras terá de vencer o Grêmio, no domingo, para adiar o título do Rubro-Negro.
Chapecoense 1 x 0 Ceará
Virtualmente rebaixada, a Chapecoense parece querer levar o Ceará junto para a Série B de 2020. Na Arena Condá, o artilheiro Everaldo marcou o gol que deu a vitória para os catarinenses. Com a derrota, o time nordestino ficou apenas um ponto acima do Z-4. Os cearenses podem ser ultrapassados pelo Cruzeiro nesta segunda-feira, ficando, assim, a apenas uma posição da zona de rebaixamento.
Fortaleza 3 x 0 CSA
O Fortaleza fez valer o fator local e conquistou uma vitória importante para praticamente se garantir na Primeira Divisão por mais um ano. Com gols de Juninho, Tinga e Paulão, o time de Rogério Ceni goleou o CSA, de Argel, por 3 a 0. A derrota deixou o CSA em situação complicada na briga contra o rebaixamento.
Athletico-PR 1 x 0 Botafogo
A vaga na Libertadores garantida pelo título da Copa do Brasil não fez o Athletico-PR diminuir o ritmo no Brasileirão. Nesse domingo, o Furacão fez mais uma vítima. Com gol de Thonny Anderson, emprestado pelo Grêmio, os paranaenses venceram o Botafogo por 1 a 0.
Com a vitória, o Athletico-PR passou o São Paulo e assumiu o quinto lugar na tabela do Brasileirão. Em 14º, o Botafogo segue ameaçado pelo rebaixamento.