O São José empatou em 0 a 0 com o Sampaio Corrêa, do Maranhão, na primeira partida das quartas de final da Série C do Brasileirão, na tarde deste sábado (31). No próximo final de semana, o time da Capital precisa vencer para garantir a vaga na Série B de 2020.
O público compareceu ao Estádio Passo D'Areia para empurrar o São José. Conforme o clube, 1.555 torcedores ocuparam as arquibancadas — cerca de 40 torcedores maranhenses ocuparam o espaço da torcida adversária.
A partida se iniciou com o São José buscando o ataque e criando duas chances com Cláudio Maradona, pelo lado direito. As duas saíram por cima do gol. O Sampaio Corrêa se defendia e apostava nos contra-ataques, mas não chegou a assustar a meta do goleiro Fábio na primeira etapa.
O segundo tempo começou da mesma maneira. O São José propunha o jogo, e o Sampaio Corrêa esperava para contra-atacar. E foi em um desses contra-ataques que a equipe maranhense criou a sua melhor chance. Em um chute forte, de dentro da área, o goleiro Fábio precisou uma grande defesa. Em seguida, o troco do time gaúcho: em falta na entrada da área, Rafael Tavares chutou forte, a meia altura, e o goleiro Andrey colocou para escanteio.
Após duas alterações no time da Capital, a entrada de Cristopher no lugar de Karl e de Gustavo Xuxa no lugar de Maradona, a tônica do jogo não se alterou. O São José continuava forçando, principalmente em bolas aéreas.
Em uma das bolas alçadas para a área do time maranhense, o rebote sobrou de novo para Rafael Tavares. Sem ângulo, ele encheu o pé. A bola bateu na mão do goleiro e explodiu na trave. O Sampaio Corrêa ainda teve um gol anulado por impedimento.
Agora, o São José precisará vencer no próximo sábado, no Maranhão, para conseguir a vaga às semifinais da Série C — e para subir à Série B. Qualquer empate leva a decisão para os pênaltis, já que não há gol qualificado.
Após a partida, o técnico Rafael Jaques falou sobre a necessidade de vencer fora de casa, algo que o São José ainda não fez na Série C deste ano.
— Não dizem que para tudo sempre tem uma primeira vez? Quem sabe não é sábado que vem? A gente só não pode perder. O importante é que eles nos respeitaram, e a vaga está em aberto — avaliou.
O camisa 10 e autor das duas melhores chances do São José, Rafael Tavares, diz que faltou sorte ao time gaúcho:
— A gente criou, por pouco não entrou.