A CBF foi notificada de que o Figueirense desistirá de disputar a Série B do Campeonato Brasileiro. A informação foi publicada no blog da jornalista Gabriela Moreira, no Globoesporte, em conjunto com o comentarista da NSC TV e CBN Diário Florianópolis Rodrigo Faraco.
A entidade, no entanto, enviou o documento ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para que avalie o caso. A formalização deste pedido teria sido feita por Cláudio Honigman, presidente da Elephant, empresa que geria o futebol do clube catarinense desde 2017.
Caso o pedido de desistência seja aceito pela CBF, de acordo com o regulamento da competição, o Figueirense seria suspenso por dois anos de todos os torneios realizados e só poderia voltar na Série D.
Porém, nesta segunda-feira (23), o presidente do Conselho Deliberativo, Francisco de Assis, que vem respondendo como presidente interino do clube, alegou em entrevista coletiva que a parceria foi desfeita na última quinta. Teoricamente, portanto, a Elephant não poderia responder pela equipe.
— Temos um período de transição. Haverá eleição e a nova diretoria terá autonomia. Mas o modelo de gestão continua. A empresa Figueirense continua existindo. Estamos retomando as cotas da Elephant, mediante investimentos que nunca aconteceram. Vamos buscar novos parceiros. Fazer com que o modelo possa persistir — revelou o dirigente.
Ainda segundo Francisco de Assis, a empresa teria feito algumas exigências para rescindir o contrato, como um ressarcimento financeiro no valor de R$ 3 milhões, além de uma quitação de dívidas pendentes. De acordo com o último balanço divulgado pelo clube, as dívidas chegam a um total R$ 120 milhões.
Segundo o Conselho do clube, o setor jurídico analisa o caso, de acordo com informações do Diário Catarinense. Informou ainda que o jogo desta terça-feira, contra o Bragantino, em Florianópolis, às 21h30min, está confirmado.
O Figueirense emitiu uma nota oficial negando a saída do Campeonato Brasileiro:
"O Figueirense Futebol Clube informa que não foi comunicado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre o pedido feito pelo ex-presidente, Claudio Honigman, de abandonar a disputa do Campeonato Brasileiro.⠀
Nas próximas horas, a equipe jurídica do clube encaminhará à CBF toda a documentação necessária para desmentir a intenção de desistir da disputa.⠀
O clube comunica ainda que nunca cogitou a desfiliação ou o abandono do Campeonato Brasileiro. O jurídico do clube analisa o caso.
Tranquilizamos a Nação Alvinegra e informamos que a partida desta noite, contra o Bragantino, no Estádio Orlando Scarpelli, está confirmada. Contamos com a presença e o apoio de nossa imensa e apaixonada torcida."