A expressão "deixou chegar" cabe à vitória do Santos, que encostou no líder Palmeiras. Neste domingo (21), o Peixe venceu o Botafogo por 1 a 0, no Nilton Santos, Rio de Janeiro, em confronto válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. O único gol da partida foi marcado por Marinho, que entrou na etapa final. O duelo ainda contou com uma expulsão para cada lado.
Com o resultado, o Peixe fica na segunda posição, com 26 pontos, e empata com o Palmeiras, que tem maior saldo de gols e segue na liderança. Do outro lado, o Alvinegro permanece na sétima posição, com 16 somados. Na próxima rodada do Brasileiro, os cariocas farão clássico com o Flamengo, às 16h, no domingo (28), no Maracanã. No mesmo dia e horário, os paulistas recebem o Avaí na Vila Belmiro.
Antes de a bola rolar
Homenagem merecida! O apresentador Léo Batista foi homenageado na manhã deste domingo. Antes de a bola rolar para Botafogo e Santos, o clube carioca batizou uma cabine do estádio com o nome do jornalista do grupo Globo. Aos 86 anos, ele é sócio alvinegro desde 1992 e cobriu a estreia de Garrincha pelo clube, em 1953.
Peixe mais vertical
O Santos não se intimidou por estar longe de casa e começou com as melhores chances. O baixinho Soteldo puxava as jogadas em velocidade para assustar os defensores Alvinegros, assim como Carlos Sánchez, que realizou cruzamentos para Sasha e Uribe, mas quase não finalizou. Enquanto isso, o Botafogo tentou explorar os contra-ataques, com Marcinho e até mesmo Erik. Além disso, Alex Santana e Luiz Fernando finalizaram de fora da área, porém sem sucesso.
Mudou de figura
Logo aos quatro minutos da segunda etapa, o zagueiro Lucas Veríssimo chegou atrasado em jogada e foi expulso por falta violenta. Aos 24, depois de contra-ataque do Santos, o lateral Gilson interrompeu jogada de Marinho, que poderia culminar em gol, e foi para o chuveiro mais cedo também. Deste modo, os técnicos tiveram que recompor as equipes e adaptar o esquema.
De placa
O atacante Marinho, que entrou com disposição no segundo tempo, mostrou porque pode merecer a titularidade do time. Sem tomar conhecimento da marcação, arriscou um belo chute no ângulo de Gatito Fernández, que não teve chances para defender. Posteriormente, Soteldo e Felipe Jonatan poderiam ter ampliado. Contudo, o triunfo ficou com o time paulista.
Ficha técnica
Botafogo 0x1 Santos
- Local: Engenhão, no Rio de Janeiro
- Data: 21/7/2019 - 11h
- Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
- Assistentes: Bruno Boschilia (FIFA) (PR) e Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA) (MS)
- VAR: Andre Caio Max Augusto Vieira (RN)
- Assistentes VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN) e Flavio Gomes Barroca (RN)
- Gramado: Bom
- Público / Renda: 16.248 / R$ 480.278,70
- Cartão Amarelo: Gilson (2), Joel Carli (BOT), Gustavo Henrique, Lucas Veríssimo (2), Marinho (SAN)
- Cartão Vermelho: Lucas Veríssimo (SAN), Gilson (BOT)
- GOLS: Marinho (29'/2ºT)
Botafogo
Gatito Fernández; Marcinho, Carli, Gabriel e Gilson; Cícero, Alex Santana (Victor Rangel; 12'/2ºT), João Paulo; Erik, Diego Souza (Jonathan; 27'/2ºT) e Luiz Fernando (Rodrigo Pimpão; 18'/2ºT). Técnico: Eduardo Barroca.
Santos
Éverson; Lucas Veríssimo, Felipe Aguilar, Gustavo Henrique; Jorge, Diego Pituca, Carlos Sánchez, Jean Mota (Victor Ferraz; 6'/2ºT), Eduardo Sasha (Felipe Jonatan; 9'/2ºT), Uribe (Marinho; intervalo) e Soteldo. Técnico: Jorge Sampaoli.