Termina a partida e seu time perdeu um jogo em que ficou aquela impressão de que poderia ter vencido. Ou seu time venceu de 1 a 0 e parecia que poderia ter vencido de muito mais. Há até mesmo aquelas partidas em que seu time vence e você tinha certeza de que foi mais sorte do que competência. Como saber, então, se o resultado do jogo foi justo de verdade?
Para isso, vamos recorrer a um índice de performance chamado Valor Esperado de Gol, ou Expected Goal (xG), como originalmente é chamado em inglês. Ele mede a probabilidade de gol das finalizações e chances criadas e permite fazer uma leitura qualitativa do resultado da partida.
Por exemplo, pegue o jogo entre Grêmio e Santos na primeira rodada. Placar final foi de 2 a 1 para os paulistas, enquanto o Valor Esperado de Gol (xG) da partida foi 3,6 a 0,69. Isso quer dizer que a soma do valor esperado de gol das finalizações do Grêmio mostra que o time construiu para marcar pelo menos três gols, e o Santos, nenhum.
Fazendo a diferença entre os gols marcados (1) e o valor esperado de gol (3,6) e somando com o que o adversário fez, tem-se a diferença que deveria figurar no placar final. Quanto mais próximo de zero, mais justo foi o resultado. Alguns valores são negativos, o que significa que deveria haver mais gols naquela partida do que houve.
RODADA 1: DUPLA JUSTA
Na primeira rodada, a dupla Gre-Nal figurou entre os resultados com maior índice de justiça. A derrota pra Chapecoense teve -0,85 pontos no Justix, o que significa que era para ter quase um gol a mais na partida. Este jogo foi o terceiro resultado mais justo da rodada.
Se muitos colegas ressaltaram que a derrota do Grêmio foi "boa", isso não está muito longe da realidade: com -1.29 pontos no Justix, era para este jogo ter pelo menos um gol a mais. Provavelmente, do Grêmio. Este foi o quinto resultado mais justo da rodada.
RODADA 2: TUDO MAIS PRÓXIMO
As distâncias do Justix mostram que, na segunda rodada, os resultados foram mais próximos entre si, e as distâncias entre resultados e valor esperado de gol foram menores do que na primeira rodada.
Tanto que Botafogo x Bahia foi quase um resultado perfeito, tendo 0,01 ponto no Justix. A distância para o resultado mais injusto não foi tão grande: Cruzeiro x Ceará teve -1,39 pontos, sendo o resultado mais injusto da rodada.
Acompanhe em GaúchaZH e nas redes sociais do Esquemão as atualizações a cada rodada do Justix e veja se seu time está conseguindo converter em gols as chances que constrói. Os valores são da InStat, plataforma de dados de futebol.