Após repercussão negativa do resultado da votação promovida pela Rede Globo que elegeu ironicamente Sidão, goleiro do Vasco, o craque do jogo contra o Santos, o Grupo Globo emitiu nota se desculpando com o atleta. Além disso, afirma que o formato da eleição do craque do jogo será alterado a partir da próxima quarta-feira (15), com os comentaristas da emissora tendo direito a voto.
Sidão levou três gols na derrota para o Santos na tarde deste domingo (12). Além de sair jogando mal no lance que originou o primeiro gol do Santos, se atrapalhou e saiu mal do gol em outras jogadas — numa delas, a bola acabou na trave.
Apesar disso, ele foi eleito craque do jogo numa votação online promovida pela Globo durante as partidas. O goleiro teve 90% dos votos. A votação em massa no goleiro do Vasco foi arquitetada pelas redes sociais.
Após a partida, como é praxe, a repórter da Globo Julia Guimarães entregou o prêmio ao goleiro.
— Sidão, eu vou ter que te entregar o troféu de craque do jogo. Foi uma votação feita apenas por torcedores na internet. É um jogo que foi complicado para você, uma partida bastante difícil, mas fica aqui esse troféu para você — afirmou, aparentando constrangimento.
O goleiro, que antes da entrega admitira a falha no primeiro gol do Santos, aceitou o "prêmio" e não fez maiores comentários. Após o jogo, porém, a MS+ Sports, assessoria do atleta, repudiou a votação irônica por meio de postagem no Instagram.
"Respeito total ao profissional, acima de tudo! Repudiamos com veemência a atitude tomada ao final do jogo na transmissão da TV Globo. Estaremos sempre juntos, Sidão", escreveu a empresa.
Walter Casagrande, comentarista da Globo, também criticou a iniciativa.
"Eu quero pedir desculpas ao Sidão por essa ironia de mau gosto com esse troféu ridículo. O Sidão é um trabalhador honesto e merece o respeito de todos. Me desculpe mesmo", escreveu ele em seu Instagram, em postagem acompanhada de uma foto do goleiro.
Enquanto o jogo ainda acontecia, o narrador Luis Roberto, vendo as parciais da votação, tentou amenizar a ironia dos torcedores, dizendo que o prêmio seria o "Troféu Solidariedade".
Ainda na noite de segunda-feira, o Vasco divulgou uma nota manifestando solidariedade a Sidão e repudiando "a exposição equivocada, constrangedora e desnecessária do atleta Sidão em rede nacional. O clube ainda diz que "entende que a ironia, não por outra razão também chamada de "espírito esportivo', faz parte do futebol", mas que o episódio deste domingo "vai muito além desta questão" e "poderia ter sido perfeitamente evitado" . Pelo Twitter, o Santos também demonstrou apoio ao jogador.
O canal de humor Desimpedidos, que tem 7,2 milhões de inscritos no YouTube, fez durante a partida uma campanha em seu perfil no Twitter para que os internautas votassem em Sidão. Os tuítes desse movimento pela votação no goleiro foram apagados pelo canal e já não constavam na rede social na manhã desta segunda-feira (13).
No primeiro tempo, após a falha que resultou no gol e outros lances em que o goleiro foi mal, a torcida do Santos chegou a gritar seu nome ironicamente no Pacaembu.O Vasco, equipe de Sidão, é lanterna do Campeonato Brasileiro. Em quatro partidas, somou apenas um ponto.
Veja abaixo a nota emitida pela Globo:
"A partir da próxima quarta-feira, quando começam as oitavas de final da Copa do Brasil, a votação do Craque do Jogo terá um novo formato. O público seguirá tendo voz através das enquetes na página globoesporte.com/craque, agora em companhia dos comentaristas da TV Globo, que terão direito a voto.
Neste domingo, houve movimento na internet para votação em massa em Sidão na enquete do jogo entre Santos e Vasco, que acabou com vitória do Peixe por 3 a 0. A zoeira começou depois do erro do goleiro vascaíno no primeiro gol santista. Na saída do campo, Sidão, abatido mas educado, reconheceu a falha e recebeu o troféu de Craque do Jogo.
Sem deixar de reconhecer a opinião do público, a mudança no formato tem o objetivo de premiar os jogadores que tiveram atuação de destaque em cada partida.
O Grupo Globo aproveita para pedir desculpas a Sidão pela situação de constrangimento ao fim do jogo no Pacaembu. O goleiro é um profissional de alto nível no futebol brasileiro que estava em seu ambiente de trabalho depois de uma jornada difícil. Reconhecemos que a entrega do troféu não foi adequada na ocasião e agradecemos a educação de Sidão no momento de tensão."
Veja a íntegra da nota divulgada pelo Vasco:
"O Club de Regatas Vasco da Gama repudia a exposição equivocada, constrangedora e desnecessária do atleta Sidão em rede nacional ao fim do jogo contra o Santos, em uma infeliz entrada ao vivo para a entrega de um prêmio que evidentemente não representava o espírito proposto. O Clube entende que a ironia, não por outra razão também chamada de "espírito esportivo", faz parte do futebol. Da mesma forma, o Clube respeita a opinião pública e convive harmonicamente com reivindicações e críticas de seus torcedores e de todo o ambiente do futebol. No entanto, o episódio deste domingo (12/05) vai muito além desta questão. O Clube está convicto de que ele poderia ter sido perfeitamente evitado. A partir deste caso didático, a própria Rede Globo já anunciou que reverá os critérios de votação durante as partidas de futebol, uma maneira de evitar a repetição de situações desrespeitosas a outros profissionais e a depreciação de um importante produto de suas transmissões. Acreditamos que a emissora – uma importante parceira não apenas do Vasco da Gama, mas do futebol brasileiro – terá a habitual sensibilidade para conduzir este caso e, se assim entender, manifestar publicamente um pedido de desculpas ao Club de Regatas Vasco da Gama e a seus torcedores, assim como já o fez ao profissional Sidão.
Manifestamos nossa solidariedade ao atleta Sidão e aproveitamos ainda para agradecer a demonstração de apoio de diversos profissionais, com destaque para o comentarista Walter Casagrande Jr., que reconheceu o deslize, mesmo estando presente na citada transmissão. Este espírito deve guiar a boa convivência no esporte".