Será repleto de confrontos individuais o Gre-Nal 416. Da defesa ao ataque, são vários os candidatos a estrela do clássico.
Nomes como D'Alessandro, Luan, Damião e Arthur sempre chamam a atenção dos torcedores. Mas os estreantes André, pelo Grêmio, e Zeca, pelo Inter, também têm condições de desequilibrar.
Veja um panorama dos duelos que prometem marcar o clássico deste sábado na Arena.
Geromel x Damião
Como superar um dos melhores zagueiros do Brasil, cotado para ser convocado por Tite para a Copa, e que fez frente a Cristiano Ronaldo no Mundial de Clubes no ano passado? Pois este será o desafio de Leandro Damião neste sábado contra Pedro Geromel.
O artilheiro colorado, que está há três jogos sem marcar gols, pode desencantar justamente no clássico. Mas para atingir este objetivo, terá de mostrar mais do que fez nos últimos jogos. O ex-centroavante Christian dá algumas dicas ao camisa 9: ocupar espaços entre Geromel e Kannemann, evitar jogar de costas para o marcador e tentar dominar a bola longe do zagueiro adversário.
— Como o Geromel tem senso de colocação e antecipação perfeita nos desarmes, o ideal é jogar de lado, enxergando a bola e ele ao mesmo tempo. O centroavante não precisa ganhar todas as divididas, mas sim uma ou duas e transformá-las em gol — explica Christian.
Léo Moura x Lucca
Este confronto pode ser um dos trunfos do Inter para o Gre-Nal. Ao escalar Lucca pela ponta esquerda, o técnico Odair Hellmann tenta tirar proveito da velocidade do atacante para tentar envolver o veterano lateral-direito do Grêmio.
Mas engana-se quem pensa que falta fôlego ao jogador de 39 anos. No ano passado, disputou 41 jogos e neste já atuou 14 vezes. Preservado no jogo contra o Goiás, Moura teve a semana inteira para se recuperar do desgaste que teve na goleada sobre o Santos e promete estar inteiro para o clássico deste sábado.
Maicon x D'Alessandro
Entre os capitães de Grêmio e Inter, o duelo começa antes mesmo de a bola rolar. No primeiro Gre-Nal do Gauchão neste ano, no Beira-Rio, Maicon provocou D'Alessandro no momento em que o árbitro Jean Pierre Lima faria o sorteio dos lados de campo e de quem daria o pontapé inicial. Como resultado, os dois jogadores começaram a discutir e foram contidos pela arbitragem.
Na avaliação de Tcheco, ex-meia e capitão do Grêmio, a equipe de Renato, até pela forma como está jogando, não precisa recorrer novamente ao estratagema de tentar desestabilizar o camisa 10 do Inter. Ao destacar a técnica do meio-campo tricolor, que tem em Maicon um dos principais responsáveis pelas grandes atuações este ano, Tcheco também faz um alerta sobre D'Alessandro.
— Trata-se de uma figura expressiva, não só pelo nome e a trajetória que tem em Gre-Nais, mas também pelo futebol que joga. Se deixar ele à vontade, arma jogadas que podem levar muito perigo ao Grêmio. Então, neutralizar o D'Alessandro é muito importante — diz o ex-capitão gremista.
Arthur x Zeca
Já negociado ao Barcelona, que deve confirmar a opção de compra em julho, Arthur terá neste sábado mais uma chance para marcar seu nome na história do clássico Gre-Nal. O volante, que tem feito uma parceria afinada com Maicon no meio-campo do Grêmio, prima por ter a bola no pé. O que, naturalmente, fará com que boa parte das jogadas ofensivas passem por ele.
Do outro lado, Zeca não só estreará no clássico, mas também fará seu primeiro jogo com a camisa do Inter. Embora tenha feito sucesso atuando como lateral, tanto direito como esquerdo, o novo contratado do Inter voltará às origens neste sábado. Atuará como volante, posição em que iniciou a carreira nas categorias de base do Santos. Sua missão será tentar inibir os passes de Arthur, que tem um dos maiores índices de acerto neste fundamento no futebol brasileiro.
Luan x Dourado
O Rei da América tentará fazer a diferença para o Grêmio em mais um Gre-Nal. Após desequilibrar nas vitórias por 2 a 1, no Beira-Rio, e 3 a 0, na Arena, o camisa 7 busca manter o bom desempenho em clássicos nesta temporada. Vice-artilheiro tricolor no ano, com sete gols, Luan tenta alcançar Everton, que é o líder neste quesito.
Pelo Inter, o volante Rodrigo Dourado, que foi sondado recentemente por clubes europeus, segundo seu empresário, tentará recuperar seu crédito com a torcida do Inter, já que suas atuações têm sofrido críticas, sobretudo pela lentidão na saída de bola. Mas, se conter Luan neste sábado, o volante ganhará pontos importantes com os torcedores.
Everton x Fabiano
Recém-chegado do Palmeiras, Fabiano disputará seu terceiro Gre-Nal neste sábado com uma missão ingrata: conter os avanços de Everton pelo seu lado. O atacante tem sido o principal nome do Grêmio nesta temporada, exibindo atuações de luxo e empilhando gols. Com oito marcados, é o artilheiro da equipe de Renato nesta temporada.
O objetivo de Fabiano é evitar o mesmo que ocorreu com Dudu no primeiro clássico do ano, no Beira-Rio, em que foi engolido pela volúpia do Grêmio pelo lado esquerdo do ataque. Um conselho do ex-lateral do Inter, Nei, é evitar que o atacante tricolor tenha chances de arrematar ao gol, tendo atenção extra com os dribles e arrancadas do Cebolinha.
— Futebol é jogo de tomada de decisão e imprevisibilidade. O Everton é um jogador muito rápido, se movimenta bem e é ousado. A melhor forma para se proteger é bloquear o centro do campo e induzir o atacante para os lados. É nunca desistir de nenhuma bola e acreditar em si mesmo — avalia Nei.
André x Moledo
O centroavante buscado pelo Grêmio no Sport disputará seu primeiro Gre-Nal neste sábado. Reconhecido por ser um atacante de velocidade e de poder de conclusão, André tem a chance de conquistar de vez a torcida com uma boa atuação no clássico. No entanto, terá pela frente um zagueiro que cresce em Gre-Nais.
Após retornar ao Inter neste ano, Rodrigo Moledo assumiu a titularidade na equipe de Odair Hellmann com o bom desempenho que teve na vitória do Inter por 2 a 0 no clássico de volta das quartas de final do Gauchão. Sua missão é manter o alto nível neste sábado para suportar o poder ofensivo do Grêmio.