Fim de novela. Jair Ventura é o novo técnico do Santos. O ex-Botafogo, que estava apalavrado com o clube foi anunciado na tarde desta quarta-feira e acertou contrato na Vila Belmiro. A apresentação será na tarde desta quinta.
Por ter vínculo com o clube do Rio de Janeiro até o final de 2018, o Alvinegro teve que pagar uma multa rescisória de R$840 mil.
A demora para o anúncio foi devido a detalhes contratuais, que travaram o acordo. Entretanto, Jair já estava apalavrado com o presidente José Carlos Peres e já iniciou os trabalhos pela Vila Belmiro.
Com o aval do diretor executivo Gustavo Vieira,, Peres deixou claro em suas entrevistas o desejo de ter Jair no comando do Peixe.
Jair Ventura era auxiliar-técnico da comissão permanente quando, em agosto do ano passado, o então treinador, Ricardo Gomes, foi para o São Paulo. Sob o comando dele, o Glorioso arrancou da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e se classificou à Copa Libertadores.
Nesta temporada, a equipe contrariou expectativas e chegou às quartas de final de Libertadores, da qual foi eliminado apenas pelo Grêmio, que acabaria vencedor do torneio. Na Copa do Brasil, o Alvinegro chegou à semifinal, mas caiu para o Flamengo. No Campeonato Brasileiro, a equipe fazia campanha segura, mas caiu de produção nas últimas rodadas, despencou na tabela e acabou somente em 10° lugar.