Na reedição do duelo da final da Copa do Brasil, o Flamengo levou a melhor e venceu o Cruzeiro, por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, pela 33 ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Ilha do Urubu. O resultado foi justo, tendo em vista que o Rubro-Negro foi muito superior no primeiro tempo e controlou a partida na segunda etapa. Os gols foram marcados por Everton e Vinicius Júnior.
O time carioca segue em sétimo, mas chegou aos 50 pontos, quatro a menos do que o Palmeiras, quarto colocado. Já o Cruzeiro caiu para a sexta colocação, ultrapassado pelo Botafogo pelo saldo de gols.
Com dois garotos no setor ofensivo, o Flamengo levou perigo nos minutos iniciais com Paquetá. Ele deu dois chutes perigosos e obrigou o goleiro Fábio a fazer uma boa defesa num deles. No outro, a bola passou rente à trave esquerda do camisa 1. Arão também finalizou bem de fora da área, mas o chute foi para fora.
Interessado somente em contra-ataques, o Cruzeiro cedia muita posse de bola ao Flamengo. Por isso, era muito pressionado. Rafael Vaz também chegou perto de balançar a rede, mas parou no atento Fábio. De tanto insistir, o Rubro-Negro conseguiu abrir o placar aos 36 minutos. Renê cruzou da esquerda, Vizeu ajeitou de cabeça, e a bola sobrou para Everton mandar para o gol: 1 a 0.
Ao fim do primeiro tempo, a vitória do Flamengo era justa, mas até magra tendo em vista a grande superioridade do time diante da Raposa. A equipe carioca poderia até ter construído uma vantagem maior antes do intervalo.
Com Rafael Sobis no lugar de Rafael Marques, o Cruzeiro voltou mais interessado no jogo. No entanto, os primeiros minutos do segundo tempo foram de muitos erros de ambos os lados. O Flamengo passou a investir em contra-ataques, contando com o talento de Paquetá, que recebeu até uma pancada de Manoel após um lance de habilidade.
Apesar das investidas, o Cruzeiro não conseguiu criar muitos lances de perigo. O Flamengo, por outro lado, jogava somente por uma bola. Consciente de que precisava de mais um gol para matar o jogo, a torcida rubro-negra pedia a entrada de Vinicius Júnior, que só foi a campo aos 34 minutos.
Num contra-ataque perigoso após um longo período de marasmo, Everton quase fez o segundo dele e também o do Flamengo. Ele acertou um chute forte da entrada da área, mas Fábio espalmou para fora.
Aos 48, Everton lançou Vinicius Júnior em profundidade. O garoto chamou a responsabilidade e tocou corretamente na saída de Fábio: 2 a 0 e um abraço. A torcida deixou o estádio sorrindo e feliz da vida.