Cuca fez um pronunciamento na tarde desta sexta-feira (13) para se despedir do Palmeiras. Recontratado em maio, o técnico deixou o clube depois do tropeço para o Bahia, no Pacaembu. Em seu discurso, o ex-comandante admitiu que este time pode render muito mais e não descartou no futuro voltar para o clube em que conquistou o título brasileiro em 2016.
— Neste tempo que passei aqui na segunda vez, tentei ajudar da melhor forma, me doando ao máximo, mas este máximo não foi capaz de fazer o Palmeiras ter êxito na Copa do Brasil, nem na Libertadores, que era um sonho de todos. No Brasileiro, também acho que o Palmeiras pode muito mais, e tenho certeza de que os jogadores que estão aí vão classificar direto, não sei em qual posição, mas até o topo é possível. O grupo é muito bom, desejo toda sorte, e agradeço todo o empenho comigo — disse o treinador.
— Agradeço aos jogadores, ao presidente e ao Alexandre (Mattos) por me trazer na segunda vez, apesar de não ter sido boa como no ano passado. Eu vim para o Palmeiras, mesmo abortando meu projeto de priorizar outras coisas na minha vida, no afã de ajudar o Palmeiras, o Maurício e o torcedor, mas não foi possível. Entendemos que era o melhor a gente encerrar momentaneamente este ciclo. Quem sabe no futuro eu possa ajudar como no ano passado — completou.
O técnico fez 34 jogos neste ano, com 16 vitórias, sete empates e 11 derrotas. Além das eliminações na Copa do Brasil e Libertadores, o time é o quinto colocado no Brasileiro, com 44 pontos, a 14 do líder Corinthians. O Palmeiras ainda está no grupo que consegue vaga para a fase de grupos da Libertadores, mas a um ponto do Botafogo, o sexto.
Por enquanto, Alberto Valentim é o treinador interino — ele comandará o Palmeiras no domingo, contra o Atlético-GO, às 17h, em Goiânia (GO). Para 2018, Mano Menezes é o principal nome para assumir o Verdão.