Novo técnico do Vasco, Zé Ricardo esteve no Maracanã neste sábado nas cabines do estádio e viu uma equipe bem diferente do que se observava até a demissão de Milton Mendes, na rodada anterior do Campeonato Brasileiro. Durante os 90 minutos, o Vasco dominou o Fluminense e venceu por 1 a 0, quebrando o jejum de cinco jogos sem vitória no torneio.
A troca de treinador fez muito bem ao Vasco. O time ganhou um gás que já não era mais visto com o antecessor Milton Mendes, dando esperanças aos torcedores de que a vaga na Libertadores ainda é possível. Se via em campo um time organizado, com a criação funcionando e, principalmente, dando segurança ao setor ofensivo, anulando o poder do Fluminense.
Leia mais
United bate o Leicester e mantém 100% após três rodadas do Inglês
Messi perde pênalti, mas faz dois e Barcelona vence Alavés no Espanhol
Polícia investiga suposta agressão de Agüero à segurança de estádio
Um dos caminhos mais perseguidos pelo Vasco comandado de forma interina no clássico por Valdir Bigode era pela esquerda, dando muito trabalho ao goleiro Julio Cesar. A primeira boa chance vascaína surgiu aos 20 minutos, quando Nenê, Ramon e Madson tentaram, mas o arqueiro do Fluminense espalmou, a bola bateu na zaga e, depois, foi para fora.
Enquanto o Fluminense seguia sem levar perigo, principalmente pelo trio Wendel, Gustavo Scarpa e Wellington Silva não funcionar, o Vasco seguia pressionando. E aos 31 minutos foi premiado com o gol. Mateus Vital achou Andrés Rios em contra-ataque. O substituto de Luis Fabiano, que fará cirurgia nesta terça-feira, colocou para trás e Ramon mandou forte, no ângulo, sem chances de defesa. Um golaço para colocar o Vasco na frente no clássico.
Na volta para o segundo tempo, o técnico Abel Braga adiantou o Fluminense para tentar mudar o panorama do jogo. Com isso, porém, arriscou, dando o contra-ataque ao Vasco. Logo aos seis minutos, quase mais um golaço cruz-maltino, desta vez com Nenê, que tentou de calcanhar, mas a bola foi para escanteio. O Tricolor criou apenas aos 37, com Henrique Dourado.
Uma vitória bastante merecida do Vasco. O time se distancia da temida zona de rebaixamento e volta a olhar para a parte de cima da tabela. Ao apito final, a torcida cruz-maltina gritou "eu acredito". Com o gás deste sábado seguindo com o novo técnico Zé Ricardo, o time tem condições de dar o que seu torcedor espera.
* Lancepress