O Avaí sofreu a sua quinta derrota no Brasileirão na noite deste sábado. Em jogo bastante disputado, a equipe catarinense perdeu por 1 a 0 para o Vasco da Gama em partida no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro. O gol marcado por Yago Pikachu ainda na primeira etapa jogou o Leão para a lanterna da competição, com apenas uma vitória.
O jogo começou com o Avaí enfrentando o time da casa de igual para igual. O Vasco chegava com chutes de longa distância, porém o Avaí também era perigoso em escanteios e jogadas de contra-ataque. Aos 13 minutos, uma falha no sistema de iluminação deixou o estádio às escuras por quase meia hora. Nesse meio tempo, ocorreram brigas entre torcedores do Vasco, seguranças e policiais militares. A torcida vascaína também não perdoou o presidente Eurico Miranda, que tentará a reeleição em novembro, com cantos pedindo a sua saída.
Com a bola rolando novamente, veio uma ducha de água fria para o Leão. Aos 19 minutos, Nenê fez grande jogada pela esquerda e conduziu a bola até dentro da área. Ali, rolou para Yago Pikachu, que apenas teve o trabalho de empurrar para as redes: 1 a 0 Vasco.
O gol não desanimou o Avaí, que permanecia tentando o empate. As chances continuaram surgindo para ambos os lados, porém a pontaria dos atacantes não estava afiada. Após mais de uma hora, o primeiro tempo finalmente acabou em São Januário.
O roteiro do segundo tempo não fugiu muito do ocorrido no primeiro. O Avaí tentava, especialmente com bolas paradas, porém não era efetivo na hora de finalizar. O Vasco, por sua vez, teve várias oportunidades de ampliar o marcador, especialmente no fim da partida, quando o Avaí partiu com tudo para o ataque e deixou muitos espaços na retaguarda. Ainda deu tempo para Martín Silva salvar o Vasco em um chute de Leandro Silva. A defesa selou o resultado, para a festa do quase 11 mil torcedores presentes.
Na próxima rodada, o Avaí volta a jogar na Ressacada, onde conseguiu a única vitória até aqui na competição. Na quarta-feira, o adversário será outro carioca, o Fluminense, às 21h45min. O Vasco, por sua vez, tem clássico contra o Botafogo, no Engenhão.
Ficha técnica
Vasco - 1
Martín Silva; Gilberto, Breno, Paulão, Henrique; Jean (Wellington), Douglas, Yago Pikachu (Manga Escobar), Mateus Vital (Andrezinho); Nenê e Luis Fabiano. Técnico: Milton Mendes
Avaí - 0
Mauricio Kozlinski; Leandro Silva, Airton, Gustavo, Capa, Wellington Simião (Pedro Castro), Judson, Marquinhos (Lourenço), Juan, Diego Tavares (Willians) e Romulo. Técnico: Claudinei Oliveira
Gol: Yago Pukachu (V)
Cartões amarelos: Paulão, Mateus Vital e Nenê (V); Juan (A)
Trio de arbitragem: Rafael Traci, auxiliado por Ivan Carlos Bohn e Luciano Roggenbaum (trio do PR)
Público total: 10.993 torcedores
Local: Estádio de São Januário (RJ)